Advertisement

Terceira edição do Sisutec oferece 289,3 mil vagas; inscrições a partir de segunda-feira

A educação profissional abre 289.341 vagas em cursos técnicos gratuitos para jovens e adultos com ensino médio completo que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e não tenham tirado zero na redação. As inscrições devem ser feitas pela internet a partir de segunda-feira, 21, até sexta-feira, 25, pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). 

Ao anunciar, nesta sexta-feira, 18, a abertura de vagas da terceira edição do Sisutec, o ministro da Educação, Henrique Paim, destacou que os jovens compreendem e consideram importante a qualificação profissional. Segundo Paim, são cursos nos quais o jovem que já concluiu o ensino médio faz uma complementação na formação que lhe permite obter certificado profissional de nível médio. “É muito importante para o país porque o Brasil necessita não só de profissionais com educação superior, mas também no nível técnico para todos os setores, seja de serviços, seja da indústria, seja da agricultura”, disse o ministro.

As vagas do Sisutec estão distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação. Na região Sudeste, o estado de São Paulo oferece o maior número de vagas (79.274), distribuídas em instituições de 75 municípios. Na região Sul, o Rio Grande do Sul, abre 20.527 vagas em 37 cidades. No Nordeste, instituições do Ceará têm 10.343 vagas em quatro municípios. No Centro-Oeste, o Distrito Federal se destaca, com 8,3 mil vagas. No Norte, o Amazonas aparece com 7.615 vagas em três municípios. 

Os cursos desta edição do Sisutec compreendem diversas áreas do conhecimento técnico, com destaque para os setores de saúde, informática e logística. Do conjunto de 289.341 vagas, 85% são destinadas a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na rede particular, como bolsistas integrais.

Instituições — Aderiram ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), onde o Sisutec está inserido, instituições públicas e particulares, como os institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica; escolas técnicas vinculadas às universidades federais; escolas técnicas estaduais e municipais; serviços nacionais de aprendizagem (sistema S); instituições de educação superior particulares e escolas técnicas de nível médio privadas, habilitadas pelo Ministério da Educação.

Chamadas — A relação dos aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 29 próximo. Para garantir a vaga, o candidato deve fazer a matrícula, na instituição em que pretende estudar, no dia 30 próximo e em 1º de agosto. A segunda chamada está prevista para 5 de agosto, com matrícula no período de 6 a 8 do mesmo mês.

A inscrição para a terceira edição do Sisutec deve ser feita na página do sistema na internet. O candidato deve informar o número da inscrição e a senha usados no Enem de 2013.

Assessoria de Comunicação Social

Ouça a entrevista do ministro Henrique Paim sobre o Sisutec