Advertisement

Fundação CSN realiza 1º Inverno Cultural


Ação reúne uma semana com programação especial que mistura artes visuais, música, dança, literatura, audiovisual e teatro.  
 
Música, dança, artes visuais e teatro estarão reunidos em uma programação especial elaborada pelo Centro Cultural Fundação CSN e que promete esquentar os dias de inverno. As atividades acontecem entre os dias 25 e 29 de agosto, como parte do festival Inverno Cultural, realizado pela Fundação e com a parceria da Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda e do UniFoa - Centro Universitário de Volta Redonda.
Esta será a primeira edição do Inverno Cultural, que nasceu com o propósito de unificar os princípios de formação e difusão em cultural, norteadores da atuação do Centro Cultural Fundação CSN. A programação especial será distribuída entre oficinas, exposição, audiovisual, leitura dramatizada, apresentações musicais e teatrais, compondo um rico repertório de linguagens múltiplas da arte e da cultura.
“O público terá um encontro com produções de artistas da região, possibilitando a integração, apreciação e a reflexão. Além disso, poderão tecer um verdadeiro diálogo entre o erudito e o popular, entre realidades distintas e a ficção, potencializando novas formas de percepção e construção do cotidiano, proporcionadas pela tríade arte, cultura e educação”, destacou o supervisor cultural da Fundação CSN, Helder Oliveira.
Durante o Inverno Cultural, a programação do horário da manhã será voltada principalmente para o público jovem. Já a programação vespertina trabalhará temas para o público infantil. As atrações da noite agradarão em cheio ao público adulto. Todas as atrações do Inverno Cultural terão entrada franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3343-3990 ou pelo e-mail centrocultural.fcsn@csn.com.br.
Confira a programação do Inverno Cultural:
25 de agosto (segunda-feira)
19h30 – Abertura da exposição Tempo de Ter Tempo: mostra do artista resendense Tiago Gomes, com obras que lidam com a relação entre poesia e efemeridade. A exposição é composta por uma pintura, um vídeo e diversas instalações site specific (feitas especialmente para o espaço onde são expostas), com materiais pouco convencionais que se modificam e desaparecem com o passar do tempo. Durante a abertura da exposição Tempo de Ter Tempo, a artista Ive Seixas apresenta seu projeto musical Andorinha Só.
 
26 de agosto (terça-feira)
9h – Roda de Conversa com o educador Eduardo Freitas Miranda abordando como tema a Internet no dia a dia de adolescentes e jovens.
15h – Apresentação musical com Julinho dos Palmares, que toca um repertório autoral voltado para o público infantil com composições educativas e interativas.
19h30 - Cine Escada: apresenta o documentário Caçadores de Obras Primas, com mediação do historiador Adelci Santos.
20h - Apresentação musical com o Quintetaço: formado por músicos da Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, o grupo apresenta repertório clássico e popular, divulgando as possibilidades sonoras de trompas, tubas, trombones e trompetes.
 
27 de agosto (quarta-feira)
9h – Roda de Conversa com o educador Vitor Lopes abordando como tema a Cultura de Paz.
15h – O Jabuti e o Jacaré: apresentação teatral com As Palhaças Bastianas. Elas contam a história do Jabuti, dono de uma gaitinha, e do Jacaré, que sente muita vontade de ter aquele instrumento. Quando o primeiro decide emprestá-la, o segundo resolve roubá-la, ao invés de devolvê-la.
19h30 – Apresentação musical com o Quinteto Vera Cruz: Criado em 2000, o quinteto é formado por Andiana Machado Freitas (cavaquinho), Bezaleel Ferreira (clarinete), Ciron Silva (violão sete cordas), Tadeu Freitas (pandeiro) e Zeildo Gabriel Menezes (violão seis cordas). A experiência musical do grupo traz a excelência do chorinho.
.
28 de agosto (quinta-feira)
9h – Roda de Conversa com o educador Pedro Dinelli abordando como tema a Escolha Profissional dos jovens.
15h – Um tal Romeu e sua Julieta: espetáculo baseado na obra de Shakespeare, com palhaçaria, trama divertida e muitas surpresas. A peça é encenada por educandos do Projeto Garoto Cidadão.
19h30 – Mulher na TPM até o Diabo Treme: apresentação teatral com As Palhaças Bastianas apresentando as angústias femininas, numa comédia recheada de clichês românticos embalados pelo melhor da música brega. Classificação etária: 14 anos.
 
29 de agosto (sexta-feira)
9h – Roda de Conversa com a educadora Fernanda Ribeiro abordando como tema a Sexualidade.
15h – Ballet Arte Viva: a companhia de dança apresenta coreografias clássicas e contemporâneas, sob a direção de Péricles Araújo, Erivelton Prado e Bete Spinelli.
19h30 – Quarto do L: a banda de rock voltaredondense, vencedora do Prêmio de Cultura 2014, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, apresenta um intenso repertório que conta com as músicas do disco Antiquário, além do recém lançado single “Tão Longe ou Perto”