Advertisement

Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro participa da 8ª Primavera dos Museus



Esta semana, o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro (MMTB) está participando 8ª Primavera dos Museus, apresentando a exposição "Getúlio Vargas e Volta Redonda – 60 anos que mudaram a história". São fotos em preto e branco que contam um pouco da história da cidade e sua gente, ressaltando a história do trabalhismo, a construção da CSN e a participação do Presidente Getúlio Vargas neste contexto.

A partir de terça-feira (23/9), haverá visitas guiadas para escolas e grupos agendados, porém a exposição estará aberta ao público até sexta-feira (26/9), de 9h às 18h. Curtas sobre a história de Volta Redonda e da industrialização brasileira também serão exibidos aos grupos de visitantes. Entre eles o documentário "Volta Redonda – Fatos marcantes", de Pablo Marins Bedê, diretor e historiador da cidade.

“A exposição sobre os 60 anos de morte de Getúlio Vargas é didática e artística, uma vez que consideramos a fotografia como a arte de eternizar momentos. Volta Redonda foi criada ao redor da CSN, por Getúlio Vargas (que morreu há 60 anos) e emancipada politicamente também há 60 anos, portanto, um ano com muito simbolismo e muita história que merece ser contata, divulgada, e esperamos que absorvida por essa nova geração” – explica a coordenadora do programa “A Fotografia Como Inclusão Social” e curadora da exposição, Angela Do Bem.

Cerca de 800 instituições museológicas cadastradas em todo o Brasil participarão este ano da 8ª Primavera dos Museus , evento realizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), e tem como meta mobilizar os museus brasileiros a desenvolver atividades especiais, como exposições, palestras, oficinas e demais ações, em torno de um mesmo tema, chamando a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema Museus Criativos.