Advertisement

Aluna brasileira vence projeto de ideias inovadoras da Universidade de Harvard

Com apenas 19 anos, a estudante Georgia Gabriela Sampaio se destacou no fim do ano passado ao vencer projeto de ideias inovadoras, da Universidade de Harvard. A baiana de Feira de Santana foi até os Estados Unidos para apresentar um projeto sobre endometriose. A proposta de Georgia é criar um kit para fazer o diagnóstico da doença de forma mais rápida e simples.
Georgia se interessou pela doença há três anos, quando uma tia teve endometriose e precisou retirar o útero. “O caso dela foi complicado porque ela passou muito tempo sem saber que estava com a doença e chegou ao nível grave, e teve que tirar o útero. É uma doença que as pessoas conhecem pouco. O diagnóstico final é muito caro e o inicial é ineficiente. A ideia desse diagnóstico é apontar para a mulher que a dor que ela sente pode ser uma doença muito grave”, explica a estudante. A doença atinge de 10% a 15% das mulheres que estão em idade reprodutiva e, além de provocar dores fortíssimas, pode causar a infertilidade.
Ela começou a fazer pesquisas, conversar com professores e acabou recebendo a ajuda de um pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Foi quando surgiu a oportunidade de se inscrever no programa criado pela Harvard que incentiva projetos de inovação social, desenvolvidos por jovens de todo o mundo, que possam ter impacto na comunidade onde vivem. Georgia atua em trabalhos voluntários em sua comunidade desde os 12 anos, realizando doações para crianças carentes.
Para ela, seu sonho é ver seu projeto sendo usado nos hospitais públicos brasileiros. “Se você produzir um artigo científico e apresentar para a Fiocruz, e eles conseguirem produzir um protótipo da sua ideia, ela pode ser implementada em toda a saúde brasileira. O que seria muito positivo, pois estaria à disposição da população. Meu alvo é esse, colocar o diagnóstico de endometriose no SUS”, acredita Georgia.