Advertisement

Ciclistas vão protestar por falta de estrutura urbana em VR

O Massa Crítica, movimento mundial que luta pelos direitos dos ciclistas, estará em Volta Redonda nesta sexta-feira (dia 30), às 19 horas, organizando uma bicicletada. O objetivo é incentivar o uso de veículos não motorizados. A iniciativa visa também chamar a atenção da população sobre a falta de estrutura urbana para os ciclistas da cidade do Aço.

A organização do movimento traçou um percurso de sete quilômetros pelas ruas de Volta Redonda para a bicicletada. Serão dois pontos de encontro: na Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília, e na entrada do bairro Jardim Amália I, próximo ao Restaurante Casarão. Os ciclistas irão percorrer os bairros Centro, Aterrado, Niterói e Retiro. O protesto está previsto para encerrar na Avenida Beira-Rio, na altura da sede da igreja Projeto Vida.

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Aida Cardoso, é uma das integrantes do movimento Massa Crítica em Volta Redonda. Segundo a universitária, cerca de 250 ciclistas de toda a região Sul Fluminense confirmaram presença na manifestação. “A cada dia o momento está ganhando mais adeptos para melhorar a mobilidade urbana e preservar o meio ambiente. Mas, para isso, os ciclistas precisam de segurança no trânsito”, disse.

Aida Cardoso, que produziu um trabalho acadêmico sobre a mobilidade urbana de Volta Redonda, afirma que o município precisa de 60 quilômetros de ciclovias e ciclo-faixas. Atualmente, ainda de acordo com ela, há na cidade apenas sete quilômetros da ciclovia e faixa para os cliclistas. “Portanto, faltam mais de 53 quilômetros para Volta Redonda chegar ao ideal para a mobilidade de veículos não motorizados”, revelou.  

Segundo dados do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), com base em números do Sistema Único de Saúde (SUS), estima que cinco ciclistas perdem a vida no trânsito todos os dias. As mortes quintuplicaram de 2009 para 2013.
http://folhadoaco.com.br/conteudos/1393/Ciclistas%20v%C3%A3o%20protestar%20por%20falta%20de%20estrutura%20urbana%20em%20VR