Advertisement

Jovens Embaixadores da rede retornam de intercâmbio nos EUA hoje

Dois estudantes da rede estadual voltam ao Brasil neste sábado (31) depois de passar três semanas nos Estados Unidos. Os alunos fazem parte do time de 50 brasileiros selecionados para a 13º edição dos Jovens Embaixadores, competição nacional que premia alunos de escolas públicas com um intercâmbio estudantil. 

Washington foi a primeira parada de Henrique Vaz da E.E. Doutor Ernesto Fonseca e Matheus Batista da E.E. Comendador Antônio Figueiredo Navas. Na capital americana, eles conheceram autoridades do governo, o funcionamento das leis e a promoção de políticas públicas. Depois cada estudante tomou um destino. Henrique seguiu para a cidade de Tulsa, no estado de Oklahoma, e Matheus para Pensacola, na Flórida.

Ambos foram hospedados por famílias voluntárias e participaram de aulas em escolas do Ensino Médio. Cumprindo a agenda de “embaixadores” eles trocaram experiências com líderes locais em reuniões de trabalho e atuaram como voluntários em projetos sociais, um dos pré-requisitos do programa.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
Matheus é instrutor de dança e monitor de aulas de reforço em sua comunidade, na cidade de Promissão, interior paulista. Ele explica como o intercâmbio contribuiu com sua formação pessoal. “Além de conhecer pessoas extremamente importantes e que agora me inspiram, tive oportunidade de presenciar a imersão completa na língua inglesa, e assim implementar o vocabulário, além de participar de diversos workshops e palestras de comunicação e interação social”.

O estudante do Ensino Médio, Henrique Vaz, acredita que a experiência abrirá portas para o futuro. “Acadêmica e profissionalmente, não só muitas portas se abrirão, como já se abriram, considerando o conhecimento que adquirimos durante o programa, que ocasionou a expansão de nossos horizontes para o futuro”.

Ensino de um novo idioma
Oferecer aos alunos matriculados em escolas da rede estadual a oportunidade de aprender novos idiomas é o objetivo do Centro de Estudo de Línguas (CEL). Em todo o Estado de São Paulo, mais de 200 unidades disponibilizam cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim, conforme a demanda de cada região. O acesso aos cursos é gratuito. Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sobre os Jovens Embaixadores
Criado em 2002 pela Embaixada Americana no Brasil, o Programa Jovens Embaixadores beneficia alunos brasileiros da rede pública e que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, desempenho escolar e conhecimento da língua inglesa.
Os estudantes selecionados pelo processo seletivo ganham uma viagem para os Estados Unidos para um programa de três semanas de intercâmbio onde visitam a capital do país, seus principais monumentos além de participarem de reuniões em organizações dos setores público e privado.http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/jovens-embaixadores-da-rede-retornam-de-intercambio-nos-eua-neste-sabado-31