Advertisement

Chega ao fim greve dos funcionários da Cruz Vermelha de Volta Redonda

Os funcionários da Cruz Vermelha de Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, decidiram em assembleia, no fim da tarde desta quinta-feira (26), voltar ao trabalho nos postos de saúde dos bairros na sexta-feira (27). A informação é do sindicato da categoria.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, os trabalhadores ainda esperam uma decisão da Caixa Econômica Federal, que se comprometeu a avaliar as possibilidades legais para a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
1.700 funcionários serão demitidos na próxima semana por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), que apontou irregularidades no contrato de prestação de serviços entre a instituição e a prefeitura.
Auditoria na saúde
O problema começou em 2014, quando o TCE-RJ fez uma auditoria de monitoramento das ações de saúde que envolvem as verbas repassadas aos municípios. O contrato da prefeitura de Volta Redonda com a Cruz Vermelha, que começou em 2005, foi julgado ilegal e anulado porque o município só pode contratar por meio de concurso público.
Na terça-feira (24), primeiro dia de greve, centenas de funcionários da Cruz Vermelha se reuniram na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura. Eles querem receber os direitos trabalhistas caso os contratos sejam encerrados, conforme a decisão do TCE. "O Ministério do Trabalho vai investigar porque está sendo pago somente o salário do mês e a liberação do FGTS. Isso não justifica", explicou Eduardo Henrique Ventura, delegado sindical.
A prefeitura de Volta Redonda informou que está apenas cumprindo a decisão do TCE, que declarou nulos dois contratos com a entidade. O de 2005, que atendia ao Programa de Saúde da Família, e um de 2009, que atendia à rede de urgência, média complexidade, e atenção básica.
Em relação ao contrato de 2005, o governo municipal recorreu em todas as instâncias, mas a situação não foi revertida. Já no caso do contrato de 2009, foi apresentado recurso, que aguarda julgamento. Disse também que está impedido de pagar outros direitos no caso dos contratos julgados nulos. Por determinação da justiça, foram garantidos aos funcionários demitidos apenas o pagamento dos dias trabalhados e o depósito do fundo de garantia por tempo de serviço, o que está sendo cumprido.http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/03/chega-ao-fim-greve-dos-funcionarios-da-cruz-vermelha-de-volta-redonda.html