Advertisement

Fundação CSN anuncia os 12 selecionados para pitching do edital “Histórias que Ficam”

$alttextFundação CSN anuncia os 12 selecionados para pitching do edital “Histórias que Ficam”
Volta Redonda - A Fundação CSN anunciou a lista de 12 selecionados para o pitching do segundo edital “Histórias que Ficam”, que tem patrocínio da CSN e NAMISA, por meio da Lei Federal de Apoio à Cultura/Ministério da Cultura. O pitching é uma sessão de apresentação do projeto em viva voz, para uma banca julgadora. Os selecionados defendem os projetos de documentário “no gogó” no dia 30 de março.
A partir dos 12 projetos serão escolhidos quatro vencedores, apresentados no dia 02 de abril. Os vencedores do edital ganham um exclusivo programa de consultoria com top especialistas na área para o desenvolvimento do filme, além de R$ 330 mil. O edital “Histórias que Ficam”, idealizado por Adriana Schwarz, visa o fomento e difusão do documentário brasileiro e vai financiar a produção de quatro filmes de até 70 minutos.
Conheça os 12 selecionados para o pitching
“A Vida e as Vidas de Mounir”, Juliana Borges Pontes
Tas a Ver e Gira Produção de Conteúdo Eletrônico e Audiovisual
São Paulo - SP
“Coqueiro Seco”, Luiz René Batista Mota
Plateau Marketing e Produções Culturais
São Paulo - SP
“Direitos Humanos para bandidos”, Bruno Lima Xavier
Nigéria Comunicação e audiovisual
Fortaleza – Ceará
“Empate”, Antonio Sérgio de Carvalho e Souza
Criativa Publicidade
Rio Branco – Acre
“Filme Terapia”, de Felippe Mussel
Sobretudo Produção Audiovisual e Artística
Rio de Janeiro – RJ
“Guarnieri”, Francisco Lima Guarnieri
RM Produções Artísticas
São Paulo – SP
“Mirante”, Rodrigo John
Osso Produções
Porto Alegre-RS
“Mulheres de Tereza”, Cecília Brandão de Araújo
Ouriço Prod. Cinematográficas e Televisivas
Recife – Pernambuco
“O Céu e a Selva”, Priscilla Regis Brasil
Companhia Amazônica de Filmes
Belém – Pará
“Pq meu pai não gosta de Gonzagão?”, Reinofy Duarte
Domínio Público Produções Artísticas
Salvador – Bahia
“Quando aqui era só um caminho”, Sandro Vilanova
Cinco da Norte Serviços audiovisuais
Brasília – DF
“Taxi para Canudos”, Henry Grazinoli e Vera Haddad Grazinoli
Klaxon Cultura Audiovisual
São Paulo - SP

“O processo de produção de um documentário é bastante intenso. Queremos enxergar no pitching a vontade dos realizadores, o envolvimento deles com as histórias que querem contar! Acreditamos que isso é fundamental para a qualidade do filme a ser produzido e impacta diretamente no interesse do público, no final da cadeia de produção”, explica André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN. A segunda edição do Histórias que Ficam recebeu a inscrição de 273 projetos.
Além do valor em dinheiro há os laboratórios, os vencedores contam com consultoria online permanentes do diretor e roteirista Marcelo Gomes e da produtora, diretora e roteirista Daniela Capelato. Entre os consultores também estão nomes como Miguel Machalski, Carlos Nader e Karen Harley, Finalizados, os filmes participarão da Mostra Itinerante Histórias que Ficam e serão exibidos gratuitamente em mais de vinte cidades de todas as regiões do Brasil, em 2016.
Pelo regulamento, serão destacados ao final da seleção, um projeto da região Norte/Centro-Oeste e um da região Nordeste. Os outros dois poderão ser de qualquer outra região do país.
A lista com os 12 finalistas também está disponível no www.historiasqueficam.com.br.
Metodologia: Os projetos foram avaliados por comissão de seleção formada pela diretora, roteirista e consultora Daniela Capelato; pela pesquisadora, crítica e realizadora Ilana Feldman; pela cineasta e coordenadora executiva da segunda edição do Edital Renata Druck, e pela documentarista Carla Gallo. Todos receberam notas nos quesitos mérito, qualificação e viabilidade e em uma segunda etapa, os projetos com maior pontuação foram discutidos em processo de imersão.
Sobre a CSN
A CSN, ao longo do tempo, consolidou-se como uma das maiores patrocinadoras de cinema no Brasil. Entre 2006 e 2014, 43 filmes foram desenvolvidos com o apoio da CSN. No catálogo de obras realizadas com o apoio da empresa, estão títulos como: “Tropa de Elite” (I e II), “Paraísos Artificiais”, “Terra Vermelha”, “O Contador de Histórias”, “Além da estrada”, e os documentários “Quem se importa”, “Garapa”, “Doutores da Alegria”, “A Raça-Síntese de Joãosinho Trinta”, “Sem Pena” entre outros. Nos últimos 10 anos, a CSN incentivou R$ 125 milhões em projetos culturais, esportivos e de assistência social.
Sobre a Fundação CSN
A Fundação CSN, braço social da CSN, tem sua atuação focada, sobretudo, nas áreas de educação, cultura e assistência social. Desenvolve projetos que colaboram para a inclusão social, como o Garoto Cidadão. Com atividades culturais no contraturno escolar, o projeto atende atualmente a 2.000 crianças e adolescentes em sete cidades dos estados do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Pratica política de bolsas de estudo que democratiza o acesso à educação em duas escolas técnicas mantidas pela instituição, uma em Congonhas (MG) e outra em Volta Redonda (RJ). Desenvolve também o Capacitar Hotelaria e Serviços, no Hotel-Escola Bela Vista, voltado a jovens da rede pública de ensino do Sul Fluminense. http://www.folhavaledocafe.com.br/regi-o/fundac-o-csn-anuncia-os-12-selecionados-para-pitching-do-edital-historias-que-ficam-1.1544087#.VQllAeFSJNQ