Advertisement

Rio 2016 conta com voluntários para oferecer comunicação de excelência

Área de Protocolo e Idiomas vai contar com cerca de 8 mil voluntários para traduzir clima dos Jogos em mais de 30 línguas 



A ‘voz’ dos Jogos Rio 2016: é assim que enxergamos os candidatos que farão parte da área de Protocolo e Idiomas. Isso mesmo, serão cerca de 8 mil voluntários responsáveis por traduzir o clima do evento em mais de 30 línguas e acompanhar, bem de perto, atletas e delegações de mais de 200 países!
Então, se você é um daqueles que pretende testar sua fluência em idiomas estrangeiros e gosta do contato constante com pessoas, a área de Protocolo e Idiomas foi feita para você.
“Os voluntários dessa área serão verdadeiros facilitadores da nossa relação com as pessoas, contribuindo para que todos se comuniquem de forma clara e harmoniosa”, explica a gerente de Serviços de Interpretação do Rio 2016, Virginia Garcia.
Além do intercâmbio cultural e da chance de se aprimorar em outra língua, os voluntários de Protocolo e Idiomas farão parte de um dos grupos mais próximos das estrelas do esporte mundial. Para Mario Cilenti diretor da Vila e Relações com os Comitês Nacionais, estes voluntários também têm a missão de auxiliar durante toda a estadia dos integrantes das delegações, proporcionando a melhor experiência possível durante os Jogos e permitindo que os atletas desempenhem o seu melhor durante as competições. 

Veja algumas das funções que eles vão exercer: 

- Acompanhar os atletas e integrantes das delegações durante os Jogos e Cerimônias 
- Dar assistência às delegações em aeroportos, hotéis, instalações esportivas e na Vila Olímpica e Paralímpica 
- Prestar assistência administrativa e logística, como coordenação de eventos oficiais, programas culturais e competições 
- Atuar como intérprete nos depoimentos dos atletas 
- Auxiliar os Comitês na recepção, transporte, recreação e acomodação das delegações na Vila Olímpica e Paralímpica 

Troca cultural, um dos maiores benefícios 

Como explica a gerente de Relações Internacionais do Rio 2016, Clarissa Cohen, a troca de experiência com pessoas do mundo todo será um grande benefício para os voluntários de Protocolo: “Eles terão a oportunidade de conhecer e se relacionar com pessoas de diversas cultura, além disso estarão próximos de grandes nomes dos Movimentos Olímpico e Paralímpico. Esperamos que todos possam desfrutar desse momento único”. 
“Nosso maior desafio será conduzir uma avaliação objetiva dos candidatos para, por meio de treinamentos em técnicas de interpretação, prepará-los para atender pessoas de todas as partes do mundo, independente da língua que falem”, comenta Virginia Garcia.
“Prometemos muita emoção, trabalho duro e uma sensação de sucesso e de dever cumprido ao final dos Jogos em 2016!”, conclui.