Advertisement

Barra Mansa entra na disputa do Dia do Desafio 2015

Na próxima quarta-feira, dia 27, Barra Mansa estará repleta de opções para que seus moradores quebrem por pelo menos 15 minutos a sua rotina e realizem uma atividade física. Trata-se do Dia do Desafio 2015, data em que mais de três  mil cidades espalhadas pelo mundo estarão mobilizadas em torno do combate ao sedentarismo. Para que o alerta chegue ao maior número de pessoas, a proposta dos organizadores – o Sesc no continente americano, e a The Association For International Sport for All (TAFISA) no mundo -, é que as cidades realizem uma disputa saudável na qual vence aquela que mobilizar o maior número de pessoas, em cálculo percentual de acordo com o número total de habitantes.
Em todo o estado haverá instituições e empresas colocando as pessoas para mexer o corpo, entre elas o Sesc Rio. Em Barra Mansa, que ‘disputa’ com San Miguel Del Padrón (Cuba), a instituição promoverá um dia inteiro de atividades físicas gratuitas começando já à meia-noite. Primeiro, haverá um aulão de Zumba. Depois, por volta das 0h30, o público fará um circuito de crossfit, (pilates e ginástica) em estrutura que será montada nas quadras esportivas. Ao longo do dia a movimentação prossegue com atividades das 7h às 21horas. Entre elas, destacam-se a pista de patinação em gelo sintético, aberta das 8h às 18horas, e a seresta dançante que encerra o evento, das 19h às 21horas. No site www.sescrio.org.br/diadodesafio é possível consultar a programação que ocorrerá em todas as cidades participantes no estado.
SOBRE O DIA DO DESAFIO – O Dia do Desafio teve início no Canadá em 1983, quando o prefeito de uma pequena cidade desafiou a população a sair de casa durante um inverno rigoroso com temperaturas batendo os 20 graus negativos, e caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário, lançando assim o espírito que definiria o Dia do Desafio, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.
MAIS DE 3 MIL CIDADES EM 2015 - No Brasil, o evento está em sua 21ª edição.  Em 2015, serão 3.091 cidades participantes de 21 países. Com mais de 300 municípios inscritos, Brasil, Venezuela e Guatemala estão entre aqueles com o maior número de participações. No estado do Rio, há 65 cidades inscritas, mas esse número pode aumentar porque o evento ainda aceita adesões. No ano passado, mais de 2 milhões de pessoas aderiram à iniciativa no estado. Às prefeituras cabe mobilizar o maior número de instituições – empresas, escolas, autarquias e população em geral etc. – a aderir ao movimento.
PARTICIPAÇÃO - No Dia do Desafio, as unidades do Sesc em todo o Brasil colocam suas estruturas à disposição do evento. Mas independentemente das atividades publicas, qualquer pessoa que fizer atividade física por 15 minutos pode registrar a participação para que sua cidade vença o desafio. Basta gravar vídeo ou fazer foto e postá-los nas redes sociais com a hashtag #DiadoDesafioRio ou então informar pelo telefone 0800 282 1946.
MOVE BRASIL - O Dia do Desafio faz parte da Campanha Move Brasil, uma mobilização aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil e mostrar às pessoas o esporte e as atividades físicas como algo prazeroso, que pode melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social. A campanha foi criada em 2012 pelas seguintes instituições: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).

PROGRAMAÇÃO NO SESC BARRA MANSA:
0h - CROSS SAND (Desafio da Meia Noite) - Sesc Barra Mansa
7h - Aulão de Tai chi chuan - Quadra 1
7h às 18h - Ginástica Laboral nas Empresas - Empresas Parceiras
8h - Circuito Funcional - Quadra de Areia
8h - Atividade Recreativa com Grupos - Quadra 2
8h às 18h - Espaços Recreativos( Brinquedos, jogos interativos e Dj) - Frente casarão
9h - Relaxamento e Pilates - Varanda Casarão
9h às 18h - Pista de Patinação - Parque Aquático
9h às 18h - Arena Game - Espaço Café
9h às 18h - Oficina de Esportes Radicais (Muro de Escalada e Slackline) - Muro e Gramado
10h às 16h - Oficina Arvorismo - Espaço Verde
10h às 18h - Spider Jump - Quadra 1
10h - Zumba - Frente Casarão
- Aulas abertas, Ginástica Recreativa e Alongamento - Praça central da cidade
13h30 às 17h - Oficinas Escolares - Quadras e espaços recreativos
14h - Festival de Natação - Parque Aquático
15h - Aulão de Capoeira - Frente casarão
15h - Festival de Lutas (Taekwondo) - Antiga Academia
16h - Biathlon (corrida e natação) - Parque Aquático
16h às 18h - Torneios de Tênis de Mesa, Totó e Xadrez - Sala de Jogos
16h - Torneio de Basquete - Quadra 1
17h - Oficina de Tênis - Quadra 2
18h - Aulão Step - Frente Casarão
18h - Aulão de Ginástica Localizada - Quadra 1
18h - Torneio de Futebol de Areia - Quadra de areia
18h - Caminhada Orientada - Pista
19h - Torneio de Futebol Feminino - Quadra 1
19h - Seresta Dançante - Lanchonete
21h - Encerramento – Casarão
http://avozdacidade.com/site/noticias/esporte/43297/