Advertisement

Cuba é o 1° país do mundo a eliminar HIV de mãe para filho

A Cuba se tornou o primeiro país do mundo a conseguir eliminar a transmissão do vírus da Aids e da sífilis de mãe para filho. A conquista foi validada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta terça-feira.
O marco foi atribuído pelo ministro da saúde do país como um resultado da revolução cubana há mais de meio século que criou um sistema de saúde gratuito, acessível, regionalizado e integral.
A conquista foi validada pela Organização Mundial da Saúde (Imagem: Divulgação)
A conquista foi validada pela Organização Mundial da Saúde (Imagem: Divulgação)
Em maio de 2014, foi criado um comitê regional de validação de países sobre a eliminação da transmissão do vírus da Aids e da sífilis de mãe para o filho. Agora, um grupo de 14 especialistas independentes de diferente áreas do continente estão responsabilizados por avaliar quais países podem ser recomendados para a validação global deste tema.
Cuba foi o primeiro país a solicitar a avaliação para a Organização Mundial da Saúde. O mesmo pedido já foi feito por Barbados, Jamaica, Anguila e Ilhas Virgens. Chile, Guatemala e El Salvador também já foram contatados pela OMS.https://queminova.catracalivre.com.br/saude/cuba-e-o-primeiro-pais-a-eliminar-a-transmissao-do-hiv-de-mae-para-filho/