Advertisement

Reprodução
Esqueça cheque especial. Juros também estão fora do pacote? Nome sujo? Também não. Portugal tem um banco que não utiliza moeda como dinheiro. Lá, o objeto de trocar é pura e simplesmente o tempo.

“Através das trocas e dos encontros, o Banco do tempo enriquece o mundo relacional das pessoas que nele participam, joga um papel importante na recuperação, em novos moldes, da solidariedade entre vizinhos e no combate à solidão”, informa o site oficial.

Os serviços do banco são “pagos” com o chamado cheque do tempo. Quem prestou algum tipo de serviço deposita o cheque, que é creditado em sua conta e, então, pode a partir da obter serviços oferecidos por outros membros do banco.

Cada hora de trabalho executada por um membro do banco equivale exatamente a uma hora de serviço de qualquer outro membro. As horas, então, tem o mesmo valor, independente do serviço oferecido.https://br.noticias.yahoo.com/blogs/super-incr%C3%ADvel/banco-em-portugal-usa-tempo-como-moeda-ao-inv%C3%A9s-de-dinheiro-185614157.html