Advertisement

Moção do CONJUVE em Apoio às ocupações das escolas estaduais em São Paulo

O Conselho Nacional de Juventude manifesta seu repúdio ao fechamento das escolas estaduais em São Paulo e todo seu apoio aos e às estudantes secundaristas e demais apoiadores e apoiadoras que nesse momento já ocupam mais de 70 escolas estaduais nesse Estado em resposta à proposta de “reorganização escolar” que tem sido levada a cabo pelo Governo de Geraldo Alckmin.
Desde o inicio de outubro, a Secretaria de Educação de São Paulo tem enfiado goela abaixo da população paulista uma proposta de “reorganização escolar” para os colégios da rede estadual, que passariam a ter um ciclo único, isto é, cada unidade contaria somente com ensino médio, fundamental 1 ou 2. Entretanto, na prática, essa iniciativa desembocaria no fechamento de 94 escolas, muitas dessas em regiões periféricas dos centros urbanos, onde são espaços importantes pra comunidade e em muitos casos, pra além da Polícia Militar, a única intervenção do estado naquele território.
Essa medida tem contado com o repúdio de toda comunidade escolar desde o momento em que foi proposta. Estudantes, pais e professores já realizaram diversos protestos em todo o Estado em um movimento que levantou bem alto a bandeira “Não Feche a Minha Escola”, muitas dessas manifestações foram duramente reprimidas pela Polícia Militar.
Reconhecemos que a educação básica no Brasil ainda precisa de avanços consideráveis, mas não acreditamos que esse modelo proposto pelo Governo de São Paulo seja o mais adequado e que não é de maneira alguma democrático.
Pra nós que estamos incessantemente na luta por mais direitos e políticas públicas que garantam a vida e a formação da nossa juventude consideramos que o fechamento de escolas afasta desses jovens não só da possibilidade do acesso à educação, mas também da convivência dentro de suas comunidades e de uma perspectiva de futuro. E é justamente em reação a esse ataque que os e as estudantes se organizaram ocupando dezenas de escolas para defenderem esses espaços tão valorosos para eles.