Advertisement

Alimentos que ajudam a clarear os dentes

1 - Vegetais e frutas crus ou cozidos al dente
Brócolis, cenoura, espinafre, couve-flor, rabanete, repolho, maçã, pera e pepino são alimentos que combinam ferro e cálcio, substâncias que uma vez juntas protegem o esmalte do dente. Porém, para usufruir de todo potencial desses vegetais e frutas, eles devem ser consumidos crus ou cozidos al dente. Isso acontece porque esta consistência estimula a salivação, mecanismo que promove uma limpeza química natural da boca.
2 - Leite e derivados
Eles são pródigos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láticos. Essas substâncias ajudam a fortalecer e remineralizar o esmalte dos dentes.
3 - Queijo parmesão
Rico em caseína, uma substância que ajuda na reparação do esmalte, junto com o cálcio e fósforo, também presentes nesse queijo.
4 - Alimentos com vitamina C
Frutas e vegetais com altos índices de vitamina C ajudam a proteger a gengiva, evitando sangramentos, por exemplo. O morango ganha destaque nesse grupo por possuir o ácido málico, substância que tem alto poder adstringente ajuda a evitar manchas nos dentes. Se optar pela fruta, dê preferência aos produtos orgânicos.
5 - Abacaxi
A bromelina, presente na fruta in natura, atua como um removedor natural de manchas.
6 - Uvas passas
Ajudam a prevenir doenças periodontais e as cáries por aumentar o fluxo salivar, além de remover resíduos de pigmentação deixados por outros alimentos. Escolha os tipos sem sementes.
7 - Castanhas
A castanha-do-Pará, as demais castanhas e as nozes possuem óleos que ajudam a formar uma película que dificulta a fixação da placa bacteriana e com isso dificulta a pigmentação do esmalte dos dentes.
8 - Gergelim
As sementes de gergelim contêm níveis elevados de cálcio, que ajuda a fortalecer os dentes.
9 - Gengibre
É um forte aliado da saúde bucal e dos dentes impecáveis por possuir um poderoso efeito anti-inflamatório. Também ajuda a evitar a pigmentação do esmalte.http://saudebucal.ig.com.br/clareamento/2016-03-17/alimentos-que-ajudam-a-clarear-os-dentes.html