Advertisement

Cientistas apontam 4 sinais que o corpo manifesta quando mentimos

David Matsumoto, professor de psicologia na universidade de São Francisco (EUA) e treinador da polícia, e Pamela Meyer, autora do livro "Flagrando Mentirosos" e CEO da empresa Calibrate, que treina pessoas e empresas para identificar fraudes, são dois cientistas americanos que apontaram os principais sinais que o corpo dá quando mentimos.
Se treinar a observação, qualquer pessoa consegue facilmente detectar mentiras. Os experts dizem que o semblante e o sorriso são os aspectos mais importantes. "É uma questão de observar cautelosamente", disse ao "Daily Mail" Pamela Meyer. "Não tem truque de mágica, é uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática", disse David Matsumoto.
Segundo eles, o método é mais funcional quando se conhece a versão "verdadeira" da pessoa, porque, assim, daria para fazer uma comparação com as duas versões. Veja alguns sinais importantes:
1 - Mudanças de expressão
"Há um mito de que inquietação e nervosismo são sinais de mentira, mas algumas pessoas naturalmente congelam quando estão de frente com a polícia, mesmo se estiverem falando a verdade. A chave é fazer uma pergunta neutra, que seja absolutamente verdade (uma pergunta de opinião, por exemplo) e comparar as mudanças na expressão da pessoa", diz Meyer.
2 - Vocabulário
​Outra dica é observar a gramática e vocabulário do investigado. Quando mentimos, nossa linguagem fica mais "distanciadora", aponta Meyer, como na famosa frase proferida por Bill Clinton: "Eu não tive relações sexuais com 'aquela mulher' [Monica Lewinski]".
3 - Cronologia dos fatos
Mastumoto diz que a polícia costuma pedir para os interrogados contarem a história de trás para frente, ou em trechos aleatórios. As memórias falsas são construídas em ordem cronológica, então são mais difíceis de se contar de trás para frente.
4 - Olhe para a boca
Já Meyer recomenda olhar para o sorriso. Segundo ela, um sorriso verdadeiro é percebido nos olhos, já um sorriso falso só aparece na boca. Atente também a sorrisos contidos, com apenas um canto do lábio curvado, como se o mentiroso pensasse que está se safando.