Advertisement

Contas de água terão impressão instantânea em Barra Mansa


Medida tomada pelo Saae BM visa otimizar o atendimento à população

As contas de água de Barra Mansa terão um novo formato. A partir deste mês, o Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) começou a emitir e imprimir as faturas logo após a leitura do hidrômetro, ainda na residência do morador. Com os novos equipamentos, a autarquia busca otimizar o atendimento à população e manter os cadastros dos moradores atualizados. Os agentes medidores utilizarão palm tops para coleta de dados e impressão instantânea das contas.

O novo formato apresenta uma série de vantagens. Evita prejuízos, pois mantém o cadastro atualizado, permitindo a cobrança correta dos valores; o contribuinte pode conferir a conta na hora e, se houver alguma diferença, fazer a ocorrência com o próprio agente medidor; oferece recursos operacionais avançados onde poderá ser efetuado o recadastramento com muito mais eficiência e elimina os problemas com serviços de correspondência.

De acordo com o diretor executivo do Saae BM, Jardel Souza de Azevedo, no novo modelo de fatura instantânea também constarão, se houver, os débitos anteriores daquele consumidor. "O cidadão que estiver em débito vai receber, junto com sua conta, um comunicado, constando quais faturas e os valores que ainda estão em aberto. Com isso, o consumidor fica ciente de que o fornecimento de água pode ser interrompido, num prazo estipulado, e pode rapidamente procurar o setor de atendimento do Saae, evitando problemas futuros", explicou o diretor.

Jardel enfatizou que, com a implantação desta nova tecnologia, os custos do processo de leitura, impressão e entrega serão reduzidos. "Vale lembrar que iniciamos o processo este mês e, por isso, os moradores receberam duas contas de água em suas residências: uma com o modelo antigo e a outra com a emissão instantânea. Porém, é preciso observar o vencimento. Uma fatura vence este mês e a outra somente em maio", destacou, acrescentando que na conta de água fica especificada a data de retorno do leiturista.

Durante a apresentação dos novos equipamentos, o prefeito Jonas Marins frisou a importância do novo mecanismo, que também emite comunicados de consumos alterados. "O próprio agente medidor, se verificar que o valor da conta está muito diferente da média normalmente consumida, não entregará a conta e deixará um aviso de que aquele endereço receberá a visita de um fiscal para verificar se existe algum problema. Quando o consumo estiver aumentado, mas dentro dos parâmetros normais, o consumidor receberá a conta e o comunicado de alteração, solicitando que o setor de atendimento seja procurado pelo cidadão", salientou o prefeito.