Advertisement

II Encontro de Jogos de Tabuleiro acontece neste sábado

II Encontro de Jogos de Tabuleiro acontece neste sábado

VOLTA REDONDA
Organizado pelo grupo Mesa Sul, acontece neste sábado, 30, no Centro Cultural Fundação CSN, a segunda edição do Encontro de Board Games do Sul Fluminense. Conhecidos por apresentar os popularmente conhecidos “jogos de tabuleiro modernos”, o evento será realizado de 14 às 17 horas com entrada franca e a participação de diversos jogadores da região.
Neste sábado, a edição celebra o Dia Mundial do Boadgame, o "Tabletop Day", e ainda contará com torneio do famoso jogo de cartas colecionáveis de estratégia “Magic: The Gathering” e partidas das naves de “Star Wars” com o jogo “X-Wing”, coordenadas pela Liga Sul Fluminense.
Uma das organizadoras do evento, Mariana Campeão, explicou que o objetivo é reunir os jogadores e ensinar novos interessados mostrando os jogos modernos, que tem regras mais elaboradas e duração pré-determinada.
Diego Souza, organizador e colecionador, disse que em uma época de muito uso da internet e ausência de interações, há um grande diferencial nos jogos de tabuleiro atuais. “A atividade lúdica envolve muito mais que diversão. Existem jogos que incentivam o raciocínio lógico, espacial, planejamento entre outros”, defendeu, completando que a modalidade envolve as pessoas, construindo um relacionamento direto, ao contrário dos jogos digitais. “Os jogos de tabuleiro unem pessoas, trazem conflitos, risadas e tudo isso faz parte de uma boa mesa de jogo”, contou.
MESA SUL
Mariana explicou que o grupo Mesa Sul teve início com a apresentação do jogo “Colonizadores de Catan” a um grupo de amigos. “Eles, assim como eu se encantaram com uma mecânica completamente diferente de tudo que conhecíamos como jogos de tabuleiro. Não havia jogador eliminado e todos tinham chances iguais de ganhar, com um pouco de sorte e montando sua estratégia”, disse a organizadora, afirmando que a partir do momento, um universo novo se abriu, onde começou a descobrir uma infinidade de jogos que nunca havia ouvido falar.
Em novembro de 2014 Mariana e Diego foram convidados para participar do “Geek Week”, uma espécie de circuito nerd onde ocorreram várias atrações, e por conta do sucesso, o pequeno grupo foi convidado pela Fundação CSN a realizar os encontros de Board Games.

http://avozdacidade.com/site/noticias/cultura/51182