Advertisement

Prefeitura de Volta Redonda faz campanha contra a dengue em sacos de pão

Dando continuidade ao trabalho realizado em várias frentes no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor do vírus da dengue, zika e chicungunya – a Prefeitura Municipal de Volta Redonda está distribuindo, a partir desta sexta-feira (dia 1º de arbil), 30 mil sacos de pão com orientações e mensagens de combate ao mosquito. O material será distribuído, de forma gratuita, em 20 padarias da cidade, cujos proprietários apoiam a iniciativa do Poder Público municipal.
          O material foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, para levar as orientações à casa das pessoas usando um meio comum no cotidiano doméstico, o saco de pão.
        RESULTADO – Como resultado das diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura no combate ao mosquito, Volta Redonda registrou uma queda nos números do LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegytpi) do mês de março, com índice médio de infestação de 1,4%, bem próximo do considerado dentro da normalidade pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Em janeiro, o índice registrado foi de 4%, considerado de alto risco, com números ainda maiores em alguns bairros.
        Como resposta, o Governo Municipal elaborou o projeto VR Unida Contra o Mosquito, reunindo entidades civis, população, e órgãos públicos, em grandes mutirões que percorreram diversos bairros da cidade. Com esta ação, foram visitados 30 mil imóveis e retirados mais de 140 caminhões de materiais inservíveis descartados pelos moradores.