Trazer de volta para a escola jovens que não concluíram a educação
básica é um desafio que o Ministério da Educação abraça por meio do
Pró-Jovem. Adotado pelo MEC desde 2012 e tocado em parceria com as
secretarias municipais e estaduais de educação, o programa oferece
ensino fundamental, qualificação técnico-profissional e ações de
participação cidadã e vem transformando as vidas de milhares de
estudantes de 18 a 29 anos. Somente na edição atual, são quase 100 mil
matriculados.
Lucas Andrade, de 22 anos, é um exemplo de como é possível alterar a
ordem das coisas pela educação. Após passar pelo Pró-Jovem Urbano como
aluno na cidade de Vitória da Conquista, Bahia, hoje é professor do
Pró-Jovem Campo, destinado a comunidades rurais próximas do município.
Depois de interromper os estudos, ele viu no programa um atrativo para
regressar à escola.
“Terminei o ensino médio, mudei de cidade, consegui participar de um
curso pré-vestibular comunitário e passei no vestibular numa
universidade pública, onde me formei em história”, diz, orgulhoso, ao
descrever a trajetória reiniciada no Pró-Jovem. Quando a seleção para
professor foi aberta, Lucas não teve dúvidas de que devia tentar. “Pra
mim foi uma felicidade muito grande poder contribuir dessa forma com o
programa, agora num outro papel, de professor”, conta.
Um dos incentivos do Pró-Jovem que ajudou Lucas a permanecer
estudando na segunda tentativa foi o auxílio financeiro mensal dado aos
alunos com maior frequência. Hoje, esse valor é de R$ 100. Os jovens
contam ainda com material didático-pedagógico, alimentação escolar e as
salas de acolhimento, onde mães e pais que querem voltar a estudar podem
deixar os filhos enquanto assistem as aulas.
A técnica de enfermagem Adriana Barbosa Libarino, também de Vitória
da Conquista, viu sua vida mudar a partir do momento em que decidiu se
inscrever no programa. “Hoje eu sou o que sou graças ao Pró-Jovem”,
resume a baiana, que vive em São Paulo e batalha para fazer um curso
superior em enfermagem.
Segundo ela, que deixou a escola na quinta série do ensino
fundamental porque engravidou, o desejo de estudar nunca foi deixado de
lado, mas era difícil conciliar trabalho, criação do filho e ensino
regular. Com o Pró-Jovem foi possível recuperar o tempo perdido e
Adriana não parou mais. Emendou num curso técnico de enfermagem, fez
estágio num hospital da cidade e, quando pôde, mudou-se para São Paulo,
atrás de mais desafios.
“Sem o estudo a gente não é ninguém. Eu não conseguia boa
qualificação, não conseguia emprego nenhum, tinha de voltar a estudar
pra conseguir alguma coisa, então fui em busca do que eu queria. O
Pró-Jovem me abriu uma porta, eu abracei e agora tô aqui”, conta ela.
Juventude – O Pró-Jovem tem um diferencial: é focado
no público em situação de vulnerabilidade social. Essa característica
acompanha o programa desde o início, já que ele se articula com o Plano
Juventude Viva (iniciativa do governo federal para reduzir a
vulnerabilidade da juventude negra) e dá prioridade aos estados e
municípios que carregam os maiores índices de violência no país,
conforme o Ministério da Justiça. Quem explica é a diretora de políticas
de educação para a juventude do MEC, Cláudia Veloso.
“Para fomentar a adesão, o valor per capita que se repassa para o
estado ou município na implementação das ações do programa é maior
quando o estado ou município faz parte dos 142 que tem os maiores
índices de violência no Brasil, conforme o Mapa da Violência”, diz
Veloso. De acordo com ela, estar no ranking não é um critério para
garantir a adesão ao Pró-Jovem, mas é um dos fatores levados em conta
pelo MEC na hora da transferência da verba.
O programa oferece ainda formações constantes aos professores,
formadores e gestores nas secretarias para que possam atender melhor
esses alunos. “São jovens moradores das regiões periféricas das cidades,
das regiões mais pobres e já foram excluídos do sistema escolar muitas
vezes. Então, é preciso haver uma sensibilização dessa juventude, uma
mobilização para que essa juventude volte para a escola”, explica a
diretora, lembrando que a busca desses estudantes também é um momento
importante da implementação do programa.