Advertisement

Subprefeitura do Retiro em Volta Redonda-RJ volta a emitir Carteira de Trabalho


         A Subprefeitura do Retiro voltará a fazer o serviço de emissão de Carteira de Trabalho a partir da segunda quinzena de abril. Os interessados em fazer o documento poderão procurar a Subprefeitura, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Antônio de Almeida, nº 46, no bairro Retiro. De acordo com o coordenador da Subprefeitura, Maurício Monteiro, para a emissão da primeira via da Carteira de Trabalho é necessário o original dos seguintes documentos: comprovante de residência, carteira de Identidade, CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento.

         "Para a emissão da segunda via da Carteira de Trabalho é necessário apresentar a cópia do extrato do FGTS ou outro documento que contenha o número da antiga carteira de trabalho", explicou.

       De acordo com levantamento feito pela coordenação da Subprefeitura, o serviço, que havia sido suspenso temporariamente por causa de mudanças que precisaram ser feitas no sistema de Informática, entregou 2.198 documentos de trabalho em 2015.

         Os pedidos das carteiras de trabalho são feitos na própria subprefeitura e a confecção do documento é de responsabilidade do Ministério do Trabalho (MT). O cadastro do trabalhador, que é todo digitalizado, é feito diretamente no sistema informatizado do MT. “Além disso, o interessado também tira no ato do pedido a fotografia que irá constar na carteira”, segundo explicou o coordenador da Subprefeitura.

        EMPREGOS - Também funciona na Subprefeitura o VR Emprego que, de acordo com o levantamento feito pelo órgão, em 2015 foram feitos 1694 encaminhamentos feitos para entrevistas de empregos, de um total de 4921 pessoas que se cadastraram a uma vaga de emprego.

        MAIS SERVIÇOS - Na Subprefeitura, os moradores do Retiro e adjacências também têm outros serviços mais perto de casa. O Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) disponibiliza a retirada de segunda via de contas e religação de água, extratos de consumo e débito, além de certidão negativa e declaração anual de débito.

        A Secretaria de Ação Comunitária (Smac) realiza atendimentos sobre todos os programas sociais e faz o encaminhamento, quando necessário, para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros. Já a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) tem guichês na Subprefeitura para que os contribuintes possam retirar guias para pagamentos de taxas como ISS, pedir parcelamento do IPTU e protocolo para entrada de processos da prefeitura da dívida ativa.