Advertisement

Volta Redonda receberá o revezamento da Tocha Olímpica no dia 28 de julho

 





          Volta Redonda recebe no dia 28 de julho de 2016, a Tocha Olímpica Rio 2016, que passará por 329 cidades de 26 estados, em cinco regiões do Brasil. Na quinta-feira, 20 de abril, às 6 h da manhã no horário de Brasília, a Chama Olímpica foi acesa durante uma cerimônia no Templo de Hera, em Olímpia, na Grécia. E segundo divulgou o Comitê Olímpico Brasileiro, antes de chegar ao país, em 3 de maio, a Chama Olímpica cruzará a Grécia por 6 dias. Depois segue para a Suíça, onde vai até a sede da ONU, em Genebra, e ao Museu do COI (Comitê Olímpico Internacional), em Lausanne. No Brasil, serão 95 dias de Revezamento.
       Até chegar ao Rio de Janeiro – sede dos jogos - a Tocha terá percorrido aproximadamente 20 mil quilômetros em terra, além de voar 10 mil milhas em território nacional. O roteiro do revezamento da Tocha Olímpica foi apresentado à Imprensa em fevereiro, na sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, no centro do Rio.
A Chama Olímpica foi acesa pela primeira vez pela Alta Sacerdotisa katerina Lehou que comandou a cerimônia no Templo de Hera, passando a Chama para o primeiro condutor da Tocha Olímpica Rio 2016, o ginasta grego Lefteris Petrounias, que esteve no Rio de Janeiro na semana passada participando do evento-teste de ginástica artística. Ele tem 26 anos, eleito o melhor atleta do ano em 2015, está classificado para a Rio 2016, quando fará a sua primeira participação em jogos olímpicos. Em 2015, ganhou medalha de ouro na prova das argolas, do Campeonato Mundial em Glasgow.
          O bicampeão artístico no vôlei de quadra Giovane Gávio será o primeiro brasileiro a correr com a Tocha Olímpica e o segundo a conduzi-la na Grécia. O ex-jogador de vôlei, Giovane, é bicampeão olímpico (Barcelona 1992 e Atenas 2004), quatro vezes vencedor da Liga Mundial, Campeão Mundial em 2002, duas vezes do European Champions League. Ele foi eleito o melhor bloqueador do Mundo em 1989 e melhor atacante do planeta em 2003. Giovane estará nos Jogos Olímpicos Rio 2016 como Gerente Competição Esportiva, responsável por todas as disputas do voleibol, praia e quadra.
          A solenidade teve a participação de 29 sacerdotisas e 13 dançarinos, inclusive com a participação do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomaz Bach. A Chama Olímpica é um símbolo de paz, amizade e iluminação e representa um chamado aos Jogos Olímpicos. O Revezamento da Tocha Olímpica nos dias de hoje é uma significação das cerimônias que um dia foram parte dos Jogos da Antiguidade de Olímpica, Grécia.
          A cidade grega simboliza a ligação dos jogos da Antiguidade e os da Modernidade. O Revezamento integrou os Jogos Olímpicos pela primeira vez em Berlim, em 1936, e faz parte de cada competição até então. Mas foi em Londres, 1948, que a celebração recebeu do Movimento Olímpico o reconhecimento pela sua valorização de tradições da Grécia Antiga.
          Cidade Celebração - De acordo com a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, o município pretende fazer uma bela recepção para a Tocha Olímpica, já que Volta Redonda foi escolhida como Cidade Celebração, junto com mais 82 Cidades Celebração onde a Tocha Olímpica vai pernoitar.
          “O Bloco da Vida, o maior bloco carnavalesco do mundo da Terceira Idade foi convidado a participar da festa olímpica”, disse Rose. As pessoas que vão carregar a Tocha Olímpica da Rio 2016 em cada município estão sendo selecionadas pelos patrocinadores da Rio 2016 entre os que se inscreveram para participar do revezamento, priorizando atletas, ex-atletas e pessoas que tem atividades esportivas significativas nas comunidades onde moram. A escolha dos nomes será feita pelos patrocinadores, conforme divulgou o Comitê Olímpico da Rio 2016.
          O Revezamento começa por Brasília (Distrito Federal) no dia 3 de maio. No estado do Rio, além de Volta Redonda, outras 40 cidades verão a passagem da Tocha Olímpica, incluindo a sede olímpica. No dia 27 de julho a tocha deixa Ubatuba, a última cidade do roteiro no estado de São Paulo, depois passa por Paraty e Angra dos Reis. No dia 28, o caminho será por Rio Claro, Resende, Barra Mansa, chegando a Volta Redonda, onde haverá uma grande celebração, com música e diversas atrações, montados pelos patrocinadores, e a tocha irá pernoitar.
          No dia seguinte, 29 de julho, a Tocha Olímpica segue para Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul, Três Rios e Petrópolis. Entre os dias 30 de julho e 3 de agosto a tocha passará por mais 28 cidades no estado do Rio. No dia 4 de agosto a tocha chega ao Rio de Janeiro, para a abertura oficial da Rio 2016, no dia 5 de agosto.