Advertisement

Barra Mansa realiza vacinação antirrábica


Ação acontecerá em todas as unidades de Saúde; meta é vacinar 12,8 mil animais

A secretaria de Saúde de Barra Mansa, através do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, realiza nos dias 14 e 21 de maio, de 8 às 16 horas, a Campanha de  Vacinação  Antirrábica. Animais, a partir dos três meses de idade, devem receber a dose de imunização contra a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus.

Segundo o veterinário do departamento, Maurício Iencarelli, serão disponibilizadas 14 mil doses da vacina para cães e outras duas mil doses para os gatos. “Dividimos o município em dois polos para atender a nossa demanda de vacinar pelo menos 12,8 mil animais, utilizando 80% das doses da vacina disponibilizadas. “A vacinação é gratuita e tem validade de um ano. Não é recomendada aos animais doentes, com quadros de diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, ou que estejam se convalescendo de cirurgia ou enfermidade, que possam comprometer sua imunidade. Já as fêmas lactentes, prenhas ou no cio, devem ser vacinadas”, explicou Maurício.

A Raiva é uma doença causada por um vírus que provoca encefalite e leva o animal à morte, alguns dias após o início dos sintomas. É transmitida, principalmente, por um animal contaminado para pessoas ou outros animais, através de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras de mucosas (olhos, boca, etc.). Os animais que adoecem e transmitem a doença são os mamíferos terrestres. Aves, répteis e anfíbios não são acometidos pela Raiva.

A vacina antirrábica será disponibilizada em todas as unidades de saúde. Os proprietários de cães devem levá-los presos em guias, enquanto os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas especiais, para evitar acidentes. Crianças não devem levar os animais para vacinar.
14/05 (Sábado) – 8h às 16h
UBS Vista Alegre
USF Belo Horizonte
USF Loteamento Sofia
Sirene Vila Nova
USF Vila Coringa
UBS Vila Coringa
USF Santa Rita de Cássia
USF São Francisco de Assis
USF Vila Delgado
Consultório Veterinário Municipal – Centro
UBS Vale do Paraíba
USF Getúlio Vargas
UBS Colônia
UBS Lúcio Teixeira – Bocaininha
USF Vila Ursulino
USF Colônia
USF Rialto
USF Floriano
UBS Cotiara
UBS São Vicente
USF Km 4
USF Siderlândia
USF Vila Maria I
USF Vila Maria II
UBS Saudade
USF Vila Orlandélia

21/05 (Sábado) – 8h às 16h
USF Vila Independência
UBS Santa Clara
USF Santa Lúcia
USF São Pedro
USF Monte Cristo
USF Piteiras
USF São Luiz
UBS Vila Principal
USF Roselândia
UBS Jardim Primavera
Sirene Boa Sorte
USF Santa Rita de Fátima – Santa Rita da Dutra
UBS Mangueiras
USF Onofre Ruela – Vila Elmira
UBS São Judas
USF Paraíso de Cima
USF Paraíso de Baixo
USF Boa Vista II
Policlínica Nove de Abril
UBS Júlio Caruzzo – Boa Vista II
Consultório Veterinário Municipal – Centro
USF Amparo