Advertisement

Brasil é o terceiro país onde se dorme menos

Reclamar de cansaço é uma das queixas mais comuns entre os brasileiros. Bem, talvez  a gente não esteja reclamando de graça. Um estudo da Universidade de Michigan revelou que o Brasil está entre os 3 países onde as pessoas menos dormem.
A pesquisa se baseou em um aplicativo chamado Entrain, criado pela própria universidade. O app foi desenvolvido para ajudar pessoas a se adaptarem a fusos horários, e conseguirem dormir melhor. Ele dizia em que horas as pessoas deveriam se expor à luz do dia, para regular o seu ritmo circadiano - o “relógio biológico”.
Cerca de 6 mil pessoas, 8% dos usuários do aplicativo toparam compartilharam dados sobre seu sono para o estudo.
Com as informações, os pesquisadores conseguiram compilar os hábitos de pessoas de 100 países diferentes. E descobriram que os holandeses vivem na nação onde se dorme mais. São 8 horas e 16 minutos diários. Do outro lado da lista, Singapura e Japão estão empatados como os países que dormem menos, com 7 horas e 24 minutos. Logo depois estamos nós: os brasileiros dormimos, em média, 7h36.
Apesar do intervalo de tempo entre o primeiro e o último lugar não ser tão grande, os estudiosos advertem que meia hora de sono faz uma grande diferença em relação às funções cognitivas (você fica mais influênciável, e a parte do seu cerebro que toma decisões - o lóbulo frontal - fica menos ativa) e, à longo prazo, interfere na saúde como um todo, aumentando o risco de obesidade, diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, derrame e estresse.
À princípio, acreditava-se que o fator que mais influenciava o sono das pessoas era a luz do Sol, mas na verdade, o que pesa é a hora em que você decide ir para a cama. De acordo com o levantamento, quem vai dormir mais cedo geralmente consegue dormir um pouco mais e é até por isso que a Holanda garantiu o primeiro lugar. Eles costumam se deitar às 23h10, enquanto aqui no Brasil a média é 23h30.