Advertisement

Cedes debate com universidades parcerias para o desenvolvimento regional

Com o propósito de ouvir, aprofundar o debate e aprender com a experiência acumulada pelas universidades brasileiras ao longo dos anos, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados, reúne hoje os principais dirigentes das Instituições de Ensino Superior do País. O encontro está marcado para as 9h30, na sala de reuniões da Mesa.

A agenda faz parte de estudo proposto e relatado pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que tem como foco o planejamento estratégico voltado para o fomento do desenvolvimento regional, a partir das potencialidades das microrregiões do País.

De acordo com o relator do tema, a ideia é criar núcleos de planejamento coordenados por pesquisadores das universidades, que trabalharão a partir de uma metodologia previamente definida e em parceria com um conjunto amplo de atores locais, incluindo instituições públicas e iniciativa privada. “É sabido que muitos municípios do País – talvez até a maioria – não dispõem de recursos nem pessoal qualificado para realizar o planejamento. Daí a necessidade de trabalharmos em equipe, de formarmos parcerias e grupos de trabalho para identificar vocações regionais e realizar coletivamente o que não se pode fazer sozinho”.

Desenvolvimento assimétrico
Já para o presidente do Cedes, deputado Lúcio Vale (PR-PA), “uma das consequências mais evidentes dessa falta de planejamento é o desenvolvimento assimétrico do País, que tem reproduzido diferenças regionais incompatíveis com um projeto de Nação digno desse nome”. O parlamentar lembra que conhece bem os dilemas da região Norte e convive todos os dias com a frustração de ver desperdiçadas tantas oportunidades de desenvolvimento, de progresso e de crescimento social e econômico. “Por isso mesmo, precisamos cada vez mais de planejamento, gestão e integração entre as diversas esferas de governo que atuam neste setor estratégico para o País.”

Ainda segundo o deputado Vitor Lippi, relator do tema em âmbito do Cedes, o estudo pretende apoiar e incentivar a criação de núcleos de planejamento regional nas universidades para utilizar melhor os recursos públicos com projetos viáveis de curto, médio e longo prazos, que contribuam para melhorar a condição das atividades econômicas.
“Todos conhecemos os enormes problemas que a falta de planejamento causa ao Brasil. São decisões erradas, desperdício e ineficiência que limitam a plena realização de nossas potencialidades. Às vezes o tamanho e a riqueza do Brasil nos ofuscam e nos fazem acreditar que as coisas se resolvem sozinhas. Mas a verdade é que prosperidade é fruto de planejamento e trabalho”, afirma Lippi.