Advertisement

Cerca de 10 mil atendimentos foram feitos pelo projeto Megacidadania é Aqui em Volta Redonda-RJ



Neste sábado estava junto os amigos Xavier ORai, Gabriel Dias da coordenadoria de Juventude de Volta Redonda- Nova Coordenadoria VR- na Praça Brasil participando do evento MegaCidadania é aqui. Também encontrei diversos amigos de Barra Mansa dentre eles o Alexandre.
Cerca de 10 mil atendimentos foram feitos pelo projeto Megacidadania é Aqui. Os moradores foram recebidos com prestação de serviços sociais e atividades de lazer gratuitos, na Praça Brasil, das 9 às 15h.
De acordo com a equipe do Banco da Cidadania, que organiza o evento, os atendimentos na área de saúde, feitos em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa), o atendimento no Detran-RJ, e o atendimento jurídico feito pelos advogados da Defensoria Pública do município foram os setores mais procurados.
Durante seis horas, a população teve acesso a vários serviços sociais. Para atender à população foram instaladas na praça cerca de 40 tendas, que ofereceram os mais diferentes serviços gratuitos. Além disso, as crianças tiveram um espaço especial para se divertir.
Um dos serviços prestados para a população foram as orientações da equipe técnica do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que instruíram as pessoas sobre a seguridade social e principalmente sobre questões de aposentadoria e como se inscrever no INSS. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez palestras sobre educação em saúde e orientações sobre escovação, entre outros serviços. O Detran disponibilizou a retirada de segunda via do RG. Advogados da Defensoria Pública do município prestaram atendimento jurídico, em uma tenda montada no centro da praça.
Também houve a distribuição da farinha multimistura, produzido pela Pastoral da Criança, que contribui muito no combate a desnutrição infantil. O Centro Técnico de Beleza (Bless) disponibilizou corte de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelhas, maquiagem e barba; a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil fez uma exposição de materiais informativos; o movimento Corrente Solidária uma exposição com Biscuí e EVA; o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC) orientou sobre o câncer e distribuiu panfletos; o Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) orientou sobre os serviços disponibilizados pela autarquia e distribuiu panfletos; Alunos do Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa) mostraram para a população algumas atividades e orientações voltadas para os cursos de engenharia elétrica, nutrição, direito, ciências biológicas, enfermagem, odontologia e designer, oferecidos pela instituição.
Além dos serviços prestados, o local também contou com vários brinquedos infláveis para a garotada como piscina de bolinhas, cama elástica, tobogã, entre outros. Além disso, houve distribuição de pipoca e algodão doce e apresentações com a Banda e Coral Municipal e outras atrações culturais como apresentação de Violinos (Cras) , apresentação da Capoeira (Cras) , apresentação do Teatro (ETPC), Apresentação de Dança (Cras), Cantor/ Índio do Forró, aulão de Dança (Smel) e (Cras).
Por que Barra Mansa não faz um evento similar na Região Leste, por exemplo?