Advertisement

Empresários de Barra Mansa tem até 23 de maio para entregar DECLAN-IPM


Declaração Anual do Índice de Participação dos Municípios deve ser feita pela internet

Os empresários de Barra Mansa têm até o dia 23 de maio para entregarem a DECLAN-IPM (Declaração Anual do Índice de Participação dos Municípios), ano base 2015. Para o caso de correções, o prazo para finalização da Declan retificadora é 30 de maio. A declaração deve ser feita apenas pela internet, no site da secretaria estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br), onde precisa ser informado todo o movimento financeiro da empresa: o que foi vendido, comprado, estoque e lucro.

O documento é obrigatório para todos os contribuintes jurídicos, o que engloba empresários dos ramos: industrial, comercial, transporte, comunicação, telefonia e prestação de serviços. Atualmente existem 1,1 mil empresas cadastradas em Barra Mansa. De acordo com a secretaria municipal de Fazenda, desde 2013 Barra Mansa tem conseguido receber uma porcentagem maior do repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Em 2013, a porcentagem estava em 0,793; em 2014 o número subiu para 0,828%; e no ano passado a porcentagem recebida por Barra Mansa foi 1,016.

“É importante que as empresas façam a DECLAN-IPM, pois é através dessas informações prestadas ao Estado, que se calcula o Índice do Fundo de Participação no ICMS. Através do trabalho que temos feito junto às empresas e também ao Estado estamos conseguindo elevar nosso índice. Precisamos da colaboração de todos os empresários para que cumpram o prazo determinado. O ICMS é fundamental para o desenvolvimento de Barra Mansa, é uma fonte de recurso importantíssima para realizarmos diversos investimentos no município”, explicou Everton Rezende, secretário municipal de Fazenda frisando que a apresentação da DECLAN-IPM não gera nenhum custo para os empresários de Barra Mansa.

Informações sobre o DECLAN-IPM podem ser obtidas pelos dos telefones (24) 2106-3434 ou 2106-3412.