Advertisement

Primeiro ministro de Dilma a ser exonerado é Lula

Diário Oficial da União desta quinta-feira trás a demissão de todos os ministros, exceto o dos Esportes e do Banco Central

O Dia
Rio - O Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira, a exoneração de todos os ministros do governo Dilma Rousseff. A decisão foi acertada nesta quarta-feira, já que todos os ministros não estão muito dispostos a colaborar com o governo de Michel Temer. Esse é o primeiro ato do dia da presidente afastada. Dilma Rousseff ainda não foi notificada de seu afastamento, decidido na manhã desta quinta-feira no Senado Federal, por 52 votos a 22. 
Diário Oficial da União desta quinta-feira, após aprovação do impeachment
Foto: Reprodução
Apenas dois ministros não foram exonerados: o do Esporte, Ricardo Leyser, para não atrapalhar a organização das Olimpíadas, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para evitar qualquer agitação no mercado financeiro.
O primeiro na lista de exoneração é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi nomeado para a Casa Civil, mas não chegou a assumir o posto, já que foi proibido pelo Supremo Tribunal Federal.
Diário Oficial da União desta quinta-feira, após aprovação do impeachment
Foto: Reprodução
Rousseff desistiu de descer a rampa do Planalto, como havia pensado antes. Após sua notificação, que deverá ocorrer ainda nesta manhã, ela deverá sair pelo andar térreo por uma das portas laterais do Palácio do Planalto. Dilma deverá fazer um pronunciamento às 10h da manhã de quinta-feira e divulgar nas redes sociais a mensagem que ela já deixou gravada.
Quando deixar o Planalto, a presidente deve ir para o Palácio da Alvorada, onde espera continuar morando durante o período de afastamento. Dilma, mesmo afastada, continuará com todos os benefícios e prerrogativas garantidas, conforme acertado nesta manhã pelo presidente do Senado Renan Calheiros. Segundo assessores de Rousseff, mesmo afastada, ela pretende manter uma agenda política e econômica e quer também continuar viajando pelo país.http://odia.ig.com.br/brasil/2016-05-12/primeiro-ministro-de-dilma-a-ser-exonerado-e-lula.html