Advertisement

Resende receberá 3º Encontro Internacional das Montadoras



Como enfrentar a crise no setor automotivo, criando estratégicas conjuntas, sem que os trabalhadores sejam prejudicados. Essa será a tônica do 3º Encontro Internacional de Montadoras que começa amanhã (dia 11, quarta-feira), no Hotel River Park, em Resende, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Os debates seguirão na quinta-feira, dia 12. O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, junto com o UAW (United Automobile Workers - sindicato que representam os metalúrgicos nos Estados Unidos), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e Força Sindical. 
- Não adianta ficarmos só debatendo internamente. Queremos debater mundialmente às saídas para a crise no setor automotivo e as soluções para manutenção dos empregos e renda dos trabalhadores – disse Silvio Campos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. Campos adotou a política de manter o nível de empregabilidade nas negociações para o acordo coletivo. “Nossa prioridade é manter os empregos nas fábricas da nossa região”.
Para encontro, são aguardadas delegações de todas as cidades que possuem plantas automotivas no Brasil como Catalão e Anápolis, em Goiás (GO); São Paulo; São Caetano do Sul (SP); Curitiba (PR) e Gravataí (RS), além da comitiva internacional dos Estados Unidos e de países da América Latina.
- Será uma troca de experiência entre os sindicalistas. Poderemos ver os problemas que estão afetando esses companheiros e contribuir na luta para encontrar saídas que garantam a retomada da produção – disse Silvio Campos.
Cinco montadoras e oito mil empregos no Sul Fluminense
A região Sul Fluminense está consolidada como o polo automotivo do estado do Rio de Janeiro. Nas cidades de Resende e Itatiaia, há cinco grandes montadoras: MAN Latin America (Volkswagen Caminhões); PSA Peugeot Citroën; Nissan; Land Rover e Hyundai, empregando em torno de oito mil trabalhadores.
- Mesmo com a crise econômica, que vem atingindo o país, conseguimos manter o nível de empregabilidade nas fábricas, evitando as demissões em massa. Na MAN, por exemplo, tem a garantia desse nível até abril de 2017 – afirmou Silvio Campos.

Serviço:
3º Encontro Internacional de Montado. Dia 11 e 12 de maio de 2016 (quarta e quinta-feira), a partir das 8 horas. Hotel River Park (Av. Nova Resende, 262, Campos Elíseos, Resende)