Uma ação de fiscalização do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense junto ao Banco do Brasil, no Centro de Barra Mansa, resultou na autuação da agência pelo Procon (Agência de Proteção e Defesa do Consumidor). O elevador da unidade apresenta defeito e está parado há tempos. Para dificultar ainda mais a acessibilidade de idosos, cadeirantes e portadores de deficiência, os caixas de atendimento ficam localizados no segundo pavimento do banco.
Segundo
o diretor de Promoção Social do Sindicato, Cláudio Barbosa, a situação
também afeta as gestantes. “Estamos fechando o cerco aos
estabelecimentos bancários que não oferecem acesso adequado às pessoas
portadoras de necessidades especiais e idosas. Nossa ação está baseada
na Lei 10.098/2000 e no Decreto 5.296/2004, que estabelece normas gerais
e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas
portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a
supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no
mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de
transporte e de comunicação”, esclareceu Cláudio.
O
diretor ainda advertiu que para o Sindicato, a questão da
acessibilidade é mais ampla e contempla a prestação de um atendimento de
excelência às pessoas com deficiência, concentrando o trabalho na
quebra de barreiras arquitetônicas e a na quebra de barreiras
atitudinais. “Sugerimos ao Procon que seja mais contundente em relação a
fiscalização nos bancos não apenas no que se refere ao direito de ir e
vir do cidadão, como também ao tempo de atendimento de 20 minutos em
dias úteis e de 30, em véspera de feriados, e a falta de segurança nas
casas lotéricas”, destacou Barbosa.
Estimativas
da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que existem
aproximadamente 610 milhões de pessoas com deficiência no mundo, das
quais 386 milhões fazem parte da população economicamente ativa.
Avalia-se que 80% deste segmento da população viva nos países em
desenvolvimento, como o Brasil. Em 2000, o Censo do IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística) incluiu, pela primeira vez, a
contagem e caracterização de pessoas com deficiência, expondo a real
situação desta parcela da população.
Dados do
Instituto revelam que 24,5 milhões de pessoas ou 14,5% da população do
Brasil têm algum tipo de incapacidade para ver, ouvir, se mover ou
alguma deficiência física ou mental. Daí, a importância de avançar em
políticas públicas que obriguem os bancos a se ajustarem
arquitetonicamente, oferecendo aos clientes e correntistas a
possibilidade e a abrangência na utilização, com segurança e autonomia,
dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos.
Denúncias sobre falta de acessibilidade e afins podem ser efetuadas
no Procon, localizado na Rua Luis Ponce, 263 - Centro, Barra Mansa ou
pelo telefone (24) 2106-3420.http://www.bancariosulfluminense.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=707:sindicato-dos-bancarios-denuncia-falta-de-acessibilidade-no-bb-agencia-de-barra-mansa&catid=43:portal