Advertisement

Tony Ramos e Ruy Guerra são homenageados em Festival de Cinema


Ator e diretor participaram da abertura do FestCine de Barra do Piraí no último domingo, 15

Um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, Tony Ramos foi o grande homenageado da abertura do 7º FestCine - Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, neste domingo (15). O Festival faz parte do projeto Luz, Câmera, Educação do Polo Audiovisual da cidade. O ator recebeu uma placa e foi lembrado pelos 52 anos de carreira. Tony elogiou o trabalho desenvolvido em Barra do Piraí em prol do cinema.
- Parabéns. A cultura e a educação estão juntas aqui. Quero cumprimentar vocês, jovens, que acreditam nesse sonho através de um projeto que apoia as iniciativas do cinema. Sou grato a essa região onde fiquei quatro semanas filmando em Ipiabas [distrito de Barra do Piraí]. Vim humildemente a essa cidade agradecido a esta homenagem aberta, simples e verdadeira, disse o ator.
Tony Ramos participou ainda de uma reverência ao diretor Ruy Guerra, que ganhou o troféu Mestre do Cinema. Após as homenagens foi exibido o curta Atotô, de Bruno Laet, e o longa Quase Memória, de Ruy Guerra e protagonizado por Tony Ramos, ambos filmados no Polo Audiovisual da cidade.
- Gravar em Barra do Piraí foi extraordinário. Fomos recebidos com muito carinho. Aqui já existem profissionais capacitados. O ideal seria que encontrássemos sempre técnicos e atores para trabalharmos conjuntamente quando nos deslocamos das grandes capitais, como acontece aqui. Porque os grandes cineastas e atores vêm de todas as partes do Brasil, contou Ruy.
Abriram também o festival o prefeito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida, o cineasta Robson Monteiro, da produtora audiovisual Mauá Filmes, as delegações da Rússia e da Itália, além de Roberto Monzo, secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e diretor geral do Polo Audiovisual. Monzo destacou a importância do Festival que proporciona a oportunidade de fazer arte e cinema na cidade.
- Fazemos aqui uma festa democrática, inclusiva, que abrange toda a sociedade e transforma a realidade dos jovens. Os alunos e professores trabalham o ano inteiro para produzirem os filmes. Nossa expectativa é a melhor possível para esta edição. Esperamos curtas de qualidade, com muito profissionalismo e muita animação, adiantou.
O evento acontece até o dia 21 de maio (sábado), sempre a partir das 19h, na Praça Nilo Peçanha, no Centro.

Caravana Rio Criativo
O Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí recebe a Caravana Rio Criativo, o tema desta edição é o fantástico mundo do audiovisual. A abertura na terça-feira, dia 17 de maio, contará com a presença da Secretária de Estado de Cultura, Eva Dóris. As oficinas serão realizadas no auditório da secretaria municipal de Educação, no Centro, até 19 de maio.
As oficinas são direcionadas aos profissionais, empreendedores e entusiastas de cultura das cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Rio das Flores e Volta Redonda. O evento é gratuito e sem inscrição.
Mais informações pelo site: http://www.festcineestudantil.com.br.

Programação:
17 de maio
09h - 10h: credenciamento
10h-11h: mesa de abertura - SEC (Secretária de Estado de Cultura)
11h-13h: palestra "Conteúdo e Inovação: novas formas de comunicação com um novo
consumidor" com Marcos Ferreira
14h-18h: oficina Leis de Incentivo, com Fernanda Oliveira
14h-18h: consultoria Elaboração de Projetos, com Felipe Lopes
14h-18h: consultoria Orçamento e Prestação de Contas com Sabrina Bitencourt
Local: Auditório da secretaria municipal de Educação - Rua Tiradentes, 122 –
Centro – Barra do Piraí

18 de maio
09h-13h: oficina Elaboração de Projetos, com Felipe Lopes
14h-18h: oficina Orçamento e Prestação de Contas, com Sabrina Bitencourt
09h-13h: consultoria leis de Incentivo com Fernanda Oliveira
14h-18h: consultoria Gestão de Projetos, com Felipe Lopes
Local: Auditório da secretaria municipal de Educação - Rua Tiradentes, 122 –
Centro – Barra do Piraí
 
19 de maio
 09h-13h: oficina Desenvolvimento e Financiamento de Projetos Audiovisuais, com
Matheus Peçanha
14h-18h: oficina Criação de Web Series e Mercado, com Guilherme Macedo
09h-13h: consultoria Criação de Web Series e Mercado, com Guilherme Macedo
14h-18h: consultoria Desenvolvimento e Financiamento de Projetos Audiovisuais, com
Matheus Peçanha
Local: Auditório da secretaria municipal de Educação - Rua Tiradentes, 122 –
Centro – Barra do Piraí