Advertisement

Alunos do IFRJ promovem 1ª feira nerd neste domingo, em Volta Redonda

standes com tecnologia, games, entretenimento digital, quiz de conhecimentos, entre outras atrações estarão neste domingo (24), a partir das 10h, no campus de Volta Redonda do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) na “IF Geek”, primeira feira nerd promovida por alunos do instituto. O evento gratuito é aberto ao público e acontece até às 18h.
Apesar de não ser a primeira vez que o IFRJ recebe eventos do mundo nerd (outros dois já ocorreram na unidade), a feira deste domingo é promovida por um grupo de alunos do IFRJ. Quem for até o campus poderá se divertir com todo o universo de filmes, séries, livros, animes (desenhos animados japoneses), games e tecnologia.
Um dos organizadores do evento, Lucas Perete, aluno do 7º período do curso de Automação Industrial, acredita que o “IF Geek” tem tudo para ser um sucesso, pois na região é difícil acontecerem feiras de cultura nerd dessa amplitude.
– Normalmente os eventos são voltados para fã-clubes isolados, ou seja, uma festividade para cada fã-clube. Já o “IF Geek” abrange diversos gostos. Quem estiver interessado, ou, apenas curioso, será muito bem-vindo – comentou.
Mundo nerd
Para deixar o “IF Geek” do jeitinho que os fãs da cultura nerd gostam, os alunos contaram com uma parceria de peso: o de organizadores do “Anime Fast Fan”, um dos mais conhecidos eventos de anime e games da região.
– As pessoas acham que o nerd é recluso, mas não. É porque nem sempre tem gente que entende os assuntos que eles curtem. Então, na feira nerd eles encontram pessoas que têm os mesmos gostos e a confraternização se torna mais fácil – falou Gabriel Machado, aluno do 6º período da graduação em Física, que está na organização do “IF Geek”.
Outra proposta do IF Geek é o conhecimento técnico, onde os participantes poderão conferir exposições da Equipe Jaguar (grupo de robótica do campus); palestra sobre jogos, oficina de mangá e muito mais. Além disso, estudantes do campus de Engenheiro Paulo de Frontin vai marcar presença com uma apresentação de jogos digitais. Eles vão levar alguns jogos feitos pelos alunos e atividades para o público.
Expectativa
Desde o ano passado, o “IF Geek” já era uma proposta dos alunos. Mas somente neste ano a ideia saiu do papel e gerou grande expectativa entre os estudantes, e até mesmo entre pessoas de fora. Numa rede social, cerca de 550 pessoas confirmaram presença no evento e outras 630 demonstraram interesse em ir.
Gabriel Machado ressaltou a grande iniciativa e dedicação de todos os alunos que estão organizando a primeira feira desta categoria no campus. Segundo ele, o diferencial desse evento perante outras festividades culturais é que dessa vez será sediado pelos próprios estudantes.
– O legal é que nós não estamos simplesmente ajudando, mas sim, criando e organizando. A gente aproveitou o espaço cedido pela direção para sediar nosso próprio evento na escola. Aí que está a diferença: um evento com a cara dos alunos – afirmou.
Serviço
O campus do IFRJ em Volta Redonda fica na Rua Antônio Barreiros, Nº 212, no bairro Nossa Senhora das Graças, próximo ao Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira.http://diariodovale.com.br/cidade/alunos-do-ifrj-promovem-1a-feira-nerd-neste-domingo-em-volta-redonda/