Advertisement

Centro de Cultura Fazenda da Posse sedia a exposição ‘Conhecendo a Robótica’


Peças foram produzidas pelo implementadores do Programa Robótica na Escola

Tubos de PVC, cabos USB, pilhas, baterias, sensores e muita criatividade. Esses são alguns dos materiais utilizados para compor as peças da exposição ‘Conhecendo a Robótica’, que está acontecendo no Centro de Cultura Fazenda da Posse, no bairro Barbará, em Barra Mansa. A mostra, produzida pela secretaria municipal de Educação, por meio dos implementadores do Programa Robótica na Escola, segue até o dia 13 de agosto, com visitação aberta ao público de segunda a sábado, de 8h às 11 horas e de 13h às 17 horas.

A abertura da exposição ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 29, e contou com a presença do prefeito em exercício, Jorge Costa; do secretário municipal de Educação, Deyvison Silvestre; da coordenadora do Centro de Cultura Fazenda da Posse, Carla Giovani Rollin; da coordenadora do Programa Robótica na Escola, Michele Rezende; do diretor da Faetec - BM, Ricardo Said e do vereador Luiz Furlani, representando o Poder Legislativo.

Michele Rezende detalhou o programa, que a partir do segundo semestre deste ano estará presente em 25 das 70 escolas do município. “O Programa Robótica na Escola está nos permitindo inovar na educação. Queremos nos tornar referência nacional no ensino de robótica na rede publica de ensino. Agradeço aos professores implementadores, que são servidores de carreira e que abraçaram esse grande desafio”, declarou.

Deyvison Silvestre ressaltou que em 2017 o programa será ampliado para outras 25 escolas e, em 2018, estará na grade curricular do município, beneficiando aproximadamente de 22 mil alunos. “Com isso daremos um salto qualitativo e quantitativo na educação de nossa cidade, levando o aprendizado tecnológico e economicamente sustentável as salas de aula. Sem contar, que o aluno terá a oportunidade de ter mais tempo para seu aprendizado, em atividades realizadas no contra turno escolar. Também vale destacar que pela primeira vez na história da rede municipal de ensino de Barra Mansa 30 professores passaram por uma capacitação especializada de robótica em Ponta Grossa, no Paraná, durante uma semana”, ressaltou o secretário.

O prefeito Jorge Costa classificou a exposição como um momento histórico para Barra Mansa. “Em meio a tantas notícias ruins envolvendo nossa cidade, temos esse momento de alegria. Com certeza, o Programa Robótica na Escola é uma oportunidade ímpar para nossos alunos e nossa rede de ensino, que tem grandes chances de se tornar referência nacional no ensino de robótica,” analisou o prefeito.

Carla Giovani disse que a realização da mostra na Fazenda da Posse é um grande contraponto na história. “Estamos acostumados a sediar exposições de artes contemporâneas e dessa vez a arte é completamente diferente, mas de grande valia cultural,” destacou.

Quem passar pelo Centro Cultural Fazenda da Posse poderá apreciar criações como a pista interativa, onde os carrinhos funcionam com sensor de luz LDR, (resistor dependente de luz), o robô Ardonildo, criado a partir da adaptação elétrica que permite que o robô obedeça aos comandos acionados pelo controle remoto, o suporte para notebook, com PVC, cabo USB e ventoinha e uma casa montada na área externa do imóvel, com sistema elétrico Tree Way.