Advertisement

Enem 2016:corrida contra o tempo para o vestibular

Ainda faltam três meses e meio para a prova do Enem, mas para os pré-vestibulandos a contagem regressiva já começou. Cerca de 8,6 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o teste que vale vaga nas universidades mais desejadas do Brasil. Todo conteúdo dado nos anos de Ensino Médio é cobrado e os alunos devem se programar bem para fazer bonito nas provas que acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. A boa notícia é que ainda dá tempo de se preparar, mas é preciso começar agora.
A primeira coisa, segundo o coordenador do curso Pré-Vestibular da FGV Rui Sá, é fazer uma planilha separando quatro horas do dia para estudo, além do tempo que se passa no colégio. Outra dica que vale ouro é refazer os testes anteriores do Enem que estão disponíveis na internet. Sempre cronometrando o tempo.
“Essa é uma forma de identificar dúvidas em determinadas matérias e de conhecer o estilo da prova. O grande problema do Enem é o tempo corrido”, destaca o professor. As provas pedem esforço físico e mental. São 90 questões objetivas a cada dia e mais uma redação no domingo. Os alunos têm em média três minutos para responder cada pergunta.
O professor Fábio Luís de Brito ensina a temida Matemática para os alunos do 3º ano do Ponto de Ensino
Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
A coordenadora do Colégio e Curso Ponto de Ensino Camila Pugialli diz que os estudantes devem ficar muito ligados em todos os acontecimentos do país e do mundo, pois as questões e a redação costumam trabalhar com temas atuais. “Quanto mais atualizado, mais preparado. Também é muito bom buscar textos complementares que possam servir de base para a redação”, completou.
Ela destaca ainda que a planilha de estudos deve ser feita de hoje até aproximadamente uma semana antes do Enem e os estudantes podem tirar um dia de folga por semana. “Só não dá pra deixar tudo para a última hora. Os últimos dias devem ser usados para revisar temas mais importantes”, alertou.
E para estudar em grupo é preciso ter cuidado. O professor Rui Sá afirma que o trabalho em conjunto só é benéfico quando uma mão lava a outra. “Só é bom se existir um equilíbrio. Se só um ajuda, não vale a pena”, pontuou. 
Todos querem mandar bem na prova

No ano passado, a unidade da Tijuca do Colégio e Curso Ponto de Ensino teve o melhor desempenho do Estado do Rio no Enem. E agora os pré-vestibulandos estão se dedicando para manter a tradição. Alunos do 3º ano do Ensino Médio, Guilherme Pereira e Victor Hugo de Souza, ambos de 17 anos, estão participando dos simulados desde o início do ano e agora vão começar a estudar pesado.
“Agora, além das aulas, nós participamos das monitorias para tirar dúvidas. A gente também manda questões um para o outro pelo WhatsApp”, contou Guilherme que quer cursar Cinema na UFF. Já as alunas Robertta Fonseca, Eduarda Maia e Júlia Novaretti têm que se esforçar um pouco mais, pois querem fazer Medicina. Elas passam boa parte do dia na escola e, ainda assim, estudam quando estão em casa. Apesar do curso ter a nota de corte mais exigente do vestibular, as meninas pretendem passar de primeira.
“Tirei A na primeira prova da Uerj e tenho tido bons resultados nos simulados do Enem. Sigo um plano de estudo e faço muito exercício”, contou Eduarda Maia. O Ponto de Ensino tem um ranking que avalia os pré-vestibulandos de todas as unidades da escola. Em busca de uma boa colocação, os alunos acreditam que esse é um método incentivador de estudo.
PROGRAME-SE
PLANO DE ESTUDOS
Elabore um calendário de hoje até o fim de outubro com os horários que você irá dedicar aos estudos. Reserve de quatro a seis horas por dia para rever as matérias. É recomendável dar pausas de 15 minutos e trocar de matéria a cada duas horas. Também está liberado tirar um dia de folga por semana.

EXERCÍCIOS
Faça e refaça todos os exercícios que puder. Acesse as provas antigas do Enem na internet e marque o tempo em que conseguirá resolver os problemas para saber como está o seu desempenho. Assim você consegue identificar quais são as suas maiores dificuldades.
TIRE DÚVIDAS
Não tenha vergonha de perguntar algo que não tenha ficado claro para o professor. A sala de aula é o espaço ideal para os estudantes tirarem as dúvidas e estarem com o conteúdo na ponta da língua no dia da prova.
REDAÇÃO
Recomenda-se que o pré-vestibulando escreva duas redações por semana. É bom escolher temas atuais do país e do mundo e pedir para um professor corrigir o texto.
REVISÃO
Deixe a semana que antecede as provas somente para revisar os conteúdos mais importantes. Nada de deixar tudo para cima da hora.
NA VÉSPERA
Um dia antes da prova o melhor que todo aluno tem a fazer é descansar. Ele deve dormir cedo para se preparar para o teste que demanda preparo mental e físico. Confira onde será a sua prova e separe todo o material que irá precisar como lápis, borracha e caneta. http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-07-17/enem-2016corrida-contra-o-tempo-para-o-vestibular.html