Advertisement

Sistema Fecomércio RJ e Sicomércio Barra Mansa realizam encontro do Mapa Estratégico do Comércio



O Sistema Fecomércio RJ e o Sicomércio Barra Mansa realizam nos dias 14 e 15 de julho, encontro regional do Mapa Estratégico do Comércio em Barra Mansa. O Mapa do Comércio é um levantamento que embasa as propostas para o crescimento sustentável do setor no estado do Rio de Janeiro, no período de 2015 a 2020. Esta será a nona edição dos encontros, que começaram na Costa Verde, em Angra dos Reis, no final de março, seguiram para Miguel Pereira, Três Rios, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Teresópolis e Itaperuna e irão percorrer, ao longo do ano, as demais regiões do estado.
Durante o evento em Barra Mansa, que acontecerá no Espaço M Eventos, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 1.888, no bairro Ano Bom, serão realizados palestras e painéis com formadores de opinião e jornalistas como Merval Pereira, George Vidor, Flávio Fachel, Flávia Oliveira, Lilia Teles, Pedro Doria, Edimilson Ávila, Cristiana Lobo, Samy Dana, Sidney Rezende, Washington Fajardo, Rodrigo Pimentel, Marcio Couto e Marcelo Neri. As pré-inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas através do site: www.mapadocomerciorj.com.br 
Formulado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, através da FGV Projetos, o Mapa do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial.
As rodadas regionais do Mapa do Comércio são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro do ano passado, no hotel Copacabana Palace. Junto ao encontro, atores locais participam de um Grupo de Trabalho, formado por um grupo eclético que cria propostas personalizadas de acordo com as vocações regionais fluminenses, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios.  Esse trabalho está sendo feito durante os dois dias do Mapa e farão parte de uma proposta que será encaminhada ao Poder Público.
Além de identificar vocações e oportunidades, o Mapa é um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc RJ, braços de Educação Profissional e Sociocultural do Sistema, respectivamente. No encontro em Barra Mansa, serão discutidas as potencialidades do Médio Paraíba, composto por doze municípios: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda. A região possui uma dimensão territorial de 6.187,3 km2, o que corresponde a 14,1% do território do Estado do Rio de Janeiro. Todos esses municípios somaram em 2015 uma população total de 879.181, segundo as estimativas do IBGE, o que corresponde a 5,3% do Estado do Rio de Janeiro. Barra Mansa possui a segunda maior população do Médio Paraíba, com 180 mil habitantes, e responde pelo 3º maior PIB, estimado em mais de R$ 5 bilhões.  O município gera 37.382 empregos, sendo que o setor de Comércio, Serviços e Turismo é o maior empregador, com 37,4% dos postos de trabalho.
“O Mapa Estratégico do Comércio é uma oportunidade para que nós do setor de Comércio, Serviços e Turismo possamos debater, trocar informações e sugerir soluções para o incremento da atividade econômica no município. Dessa forma, a sociedade pode contribuir com o poder público para oferecer novas soluções para o desenvolvimento da cidade e de todo o Médio Paraíba”, afirma Alberto dos Santos Pinto, diretor da Fecomércio RJ e presidente do Sicomércio Barra Mansa.
O SETOR
O setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo reúne mais de 349 mil empresas, que respondem por 38,4% do Valor Adicionado do Estado e representam 62,2% dos estabelecimentos fluminenses. Desse total, cerca de 80% corresponde a microempresas. É o setor que mais emprega, gerando cerca de 2 milhões de empregos formais, que equivalem a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado.  Integram esta rede de estabelecimentos o comércio de varejo (37%), comércio de atacado (7%), serviços (44%) e turismo (12%), distribuídos em regiões com características muito distintas.
BASE S: “Base de Ação Social e Educativa”

Junto com o encontro, o Sistema também levará serviços do Sesc RJ e do Senac RJ para a população com o evento Base de Ação Social e Educativa - Base S. Os atendimentos de Odontologia, disponíveis entre os dias 15 a 17 de julho, e as oficinas de capacitação profissional, entre os dias 12 e 15 de julho, serão oferecidos no Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, na Rua Professor Pedro Vaz, 8, no Centro. Já os atendimentos de saúde, atividades socioculturais e recreativas serão realizados no final de semana, dias 16 e 17 de julho, no Corredor Cultural, na Rua Custódio Ferreira Leite, no CentroOs eventos serão abertos ao público.

Serão realizadas oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros, além de atendimentos odontológicos. A programação completa poderá ser conferida no site www.basesrio.com.br. Entre os serviços oferecidos, haverá emissão de primeira via da carteira de identidade, em parceria com o Detran RJ. 

O Sistema Fecomércio RJ
Composto por Sesc, Senac e Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Fecomércio RJ busca orientar, resguardar, coordenar e representar os interesses dos setores e segmentos ligados ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Oferece, por meio do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, uma plataforma com subsídios ao incremento da competitividade e da inovação empresarial, a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade vivenciada e narrada por empresários que fazem do comércio de bens, serviços e turismo protagonista da economia fluminense.
O Sistema Fecomércio RJ tem presença na região por meio de unidades do Senac em Barra Mansa e em Volta Redonda, Barra do Piraí e Resende, oferecendo um total de 1.283 vagas. O Sesc, braço social do Sistema, também tem uma unidade em Barra Mansa, onde há aulas de esportes área de lazer com piscina, teatro e anfiteatro, para mil pessoas, que recebe principalmente shows.
Sesc RJ

Com o objetivo de promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, da sua família e da sociedade em geral, oSesc RJ oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e assistência. Possui 21 unidades de serviço, sendo 4 também hoteleiras (Copacabana; Nogueira, em Petrópolis; Nova Friburgo e Teresópolis) em 12 municípios do estado, além de unidades itinerantes (BiblioSesc, OdontoSesc e CineSesc).

Senac RJ
Por meio da capacitação profissional orientada para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro, o Senac RJtransforma vidas, criando elos entre pessoas e oportunidades. Com 39 unidades no estado, possui foco na inovação e no “aprender fazendo”, sendo referência na oferta de cursos profissionalizantes, sempre desenvolvidos de acordo com as novas tendências e demandas do mercado. Nos últimos anos, atingiu a marca de 70% de empregabilidade. O Sistema Fecomércio RJ contribui para o desenvolvimento social, político e econômico do estado, transformando não só o setor que representa, mas também os indivíduos e a sociedade.

Serviços:

Evento Mapa do Comércio – Barra Mansa
Data: 14 e 15 de julho
Horário: a partir das 9h30
Local: Espaço M Eventos: Avenida Presidente Kennedy, 1.888 - Ano Bom - Barra Mansa/RJ
Pré-inscrições: www.mapadocomerciorj.com.br

Ação Base S

Oficinas (12 a 15/07) e Odontologia (15 a 17/07)
Colégio Estadual Barão de Aiuruoca
Rua Professor Pedro Vaz, 8, Centro, Barra Mansa

Evento (16 e 17/07)
Corredor Cultural
Rua Custódio Ferreira Leite

Programação Mapa Estratégico do Comércio:

Quinta-feira, 30 de junho

9h30 – Abertura

10h - Palestra – Palestra Perspectivas Econômicas
Merval Pereira

11h15 - Painel - Identificação de Oportunidades para Região e Desenvolvimento de Vocações
Flávio Fachel
Márcio Couto
George Vidor

14h - Painel – Fortalecimento do Setor: Qualidade dos serviços
Márcio Couto
Pedro Doria
Edimilson Ávila

15h15 - Painel – Desafios para as Cidades (Inteligentes e Sustentáveis)
Washington Fajardo
Rodrigo Pimentel
Ronaldo Lemos
Sérgio Abranches

16h30 - Painel - Educação Profissional
Andrea Ramal
Cristiana Lobo
Sônia Araripe
Lilia Teles

Sexta-feira, 1 de julho

9h30 - Abertura

10h - Palestra – Palestra Conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas

11h15 - Painel – Fortalecimento do Comércio: Financiamento Empresarial
Marcelo Neri
Flávia Oliveira

14h - Painel – Política Tributária para incentivo de pequenas empresas
Sidney Rezende
Cheryl Berno
Rafael Lima

15h15 - Painel – Desburocratização e empreendedorismo
Samy Dana
Guilherme Velho
Luiz Paranhos Velloso
Maria Prata

16h30 - Palestra – Propostas para enfrentar momentos de crise
Giuliana Morrone