English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
ESTOU AO VIVO TODOS OS SÁBADOS DE 6:00H DA MANHÃ ÁS 9:00H DA MANHÃ NA RÁDIO LÍDER 90,1 FM.

VOCÊ É MEU CONVIDADO, ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR GRATUITAMENTE DO PROGRAMA ZAPPEANDO. DIVULGUE O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA EM SUA IGREJA, BAIRRO OU ENTIDADE REPRESENTATIVA! CHAMAR NO ZAP (24) 9 .9967-2456

sábado, julho 16, 2016

SISTEMA FECOMÉRCIO RJ E SICOMÉRCIO BARRA MANSA ENCERRAM ETAPA REGIONAL DO MAPA ESTRATÉGICO DO COMÉRCIO COM 133 PROPOSTAS DE CRESCIMENTO PARA A REGIÃO DE BARRA MANSA



Base S, ação do Sistema que oferece os serviços e oficinas do Senac RJ e do Sesc RJ, vai até domingo
O Sistema Fecomércio RJ encerrou hoje, dia 15 de julho, em parceria com o Sicomércio Barra Mansa, o encontro da região do Médio Paraíba do Mapa Estratégico do Comércio, um levantamento que embasa as propostas para o crescimento sustentável do setor no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2015 a 2020. Ao longo de dois dias, foram apresentados painéis com formadores de opinião e jornalistas como Merval Pereira, Miriam Leitão, George Vidor, Flávio Fachel, Flávia Oliveira, Lilia Teles, Pedro Doria, Edimilson Ávila, Cristiana Lobo, Samy Dana, Sidney Rezende, Washington Fajardo, Rodrigo Pimentel, Marcio Couto e Marcelo Neri. 

Esta foi a nona edição dos encontros, que começaram na Costa Verde, em Angra dos Reis, no final de março, seguiram para Miguel Pereira, Três Rios, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Teresópolis e Itaperuna, e que irão percorrer, ao longo do ano, as demais regiões do estado.  Em Barra Mansa, o encontro resultou em 133 propostas para impulsionar o comércio do município. O total geral em todas as regiões até o momento já ultrapassa 1 mil propostas.

Entre as sugestões para o município, destacam-se transformar a rua Beira Rio em um polo comercial, remover o pátio de manobras dos trens da área central de Barra Mansa, melhorando o fluxo de veículos e pessoas, e criar um sistema de comunicação integrado entre os empresários, cidadãos e polícia, visando maior eficiência no combate aos crimes. O levantamento completo, que contou com a participação de atores locais, será encaminhado ao Poder Público ao final de todos os encontros. Mas a participação não se encerra ao final dos eventos. Também é possível apresentar propostas ao preencher formulário, até agosto, na página do Mapa do Comércio na internet: www.mapadocomerciorj.com.br.

Junto com o encontro, que aconteceu no Espaço M Eventos, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 1.888 - Ano Bom, o Sistema também trouxe serviços do Sesc RJ e do Senac RJ para a população com o evento Base de Ação Social e Educativa - Base S. A iniciativa já atendeu, até o momento, cerca de 60 mil pessoas em todos os municípios pelos quais passou: Angra dos Reis, Miguel Pereira, Três Rios, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Teresópolis, Itaperuna e, agora, Barra Mansa. Os atendimentos odontológicos serão realizados até domingo, dia 17, no Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, na Rua Professor Pedro Vaz, 8 - Centro. Já os atendimentos de saúde, atividades socioculturais e recreativas também acontecem até domingo no Corredor Cultural -Rua Custódio Ferreira Leite.

Formulado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, através da FGV Projetos, o Mapa do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial. Além de identificar vocações e oportunidades, o Mapa é um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc RJ, braços de Educação Profissional e Sociocultural do Sistema, respectivamente.

As rodadas regionais do Mapa do Comércio são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro do ano passado, no hotel Copacabana Palace. Com os encontros, os atores locais participam de um Grupo de Trabalho, formado por um grupo eclético que redige propostas personalizadas de acordo com as vocações regionais fluminenses, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios.  Esse trabalho é feito durante os dois dias do Mapa e fazem parte de uma proposta que será encaminhada ao Poder Público.

No encontro em Barra Mansa, foram discutidas as potencialidades do Médio Paraíba, composto por doze municípios: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda. A região possui uma dimensão territorial de 6.187,3 km2, o que corresponde a 14,1% do território do Estado do Rio de Janeiro. Todos esses municípios somaram em 2015 uma população total de 879.181, segundo as estimativas do IBGE, o que corresponde a 5,3% do Estado do Rio de Janeiro. Barra Mansa possui a segunda maior população do Médio Paraíba, com 180 mil habitantes, e responde pelo 3º maior PIB, estimado em mais de R$ 5 bilhões. O município gera 37.382 empregos, sendo que o setor de Comércio, Serviços e Turismo é o maior empregador, com 37,4% dos postos de trabalho.

O Sistema Fecomércio RJ tem presença na região por meio de unidades do Senac em Barra Mansa e em Volta Redonda, Barra do Piraí e Resende, oferecendo um total de 1.283 vagas. O Sesc, braço social do Sistema, também tem uma unidade em Barra Mansa, onde há aulas de esportes área de lazer com piscina, teatro e anfiteatro, para 1 mil pessoas, que recebe principalmente shows.
 “O Mapa Estratégico do Comércio é uma oportunidade para que nós do setor de Comércio, Serviços e Turismo possamos debater, trocar informações e sugerir soluções para o incremento da atividade econômica no município de Barra Mansa. Dessa forma, a sociedade pode contribuir com o poder público para oferecer novas soluções para o desenvolvimento da cidade e de todo o Médio Paraíba”, afirma Alberto dos Santos Pinto, diretor da Fecomércio RJ e presidente do Sicomércio Barra Mansa.

Em 2013, a Fecomércio RJ lançou a primeira edição do Mapa Estratégico do Comércio, contendo o diagnóstico e os temas de interesse do setor em âmbito nacional, para o período 2014-2020. O Estudo analisou a participação do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo na economia, suas contribuições à sociedade brasileira – sobretudo por meio da absorção expressiva de trabalhadores com carteira assinada. Legislação trabalhista, desburocratização, crédito, qualificação de mão de obra e infraestrutura foram temas abordados pelo estudo, tendo como referência a realidade das micro e pequenas empresas. Além disso, o Mapa elencou ações prioritárias de interesse dos empresários do setor.
O SETOR
O setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo reúne mais de 349 mil empresas, que respondem por 38,4% do Valor Adicionado do Estado e representam 62,2% dos estabelecimentos fluminenses. Desse total, cerca de 80% corresponde a microempresas. É o setor que mais emprega, gerando cerca de 2 milhões de empregos formais, que equivalem a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado.  Integram esta rede de estabelecimentos o comércio de varejo (37%), comércio de atacado (7%), serviços (44%) e turismo (12%), distribuídos em regiões com características muito distintas.
O BASE S: “Base de Ação Social e Educativa”

Depois da estreia na comunidade da Rocinha, no Rio, o Sistema Fecomércio RJ leva o melhor do Sesc RJ e do Senac RJ, seus braços sociocultural e educacional, respectivamente às cidades onde acontecerão os encontros do Mapa Estratégico do Comércio do Rio de Janeiro 2015-2020. Com o objetivo de promover inclusão social e capacitação profissional, o evento “Base de Ação Social e Educativa - Base S”, promove ações sociais e educacionais gratuitas no Colégio Estadual Barão de Aiuruoca (Rua Professor Pedro Vaz, 8 - Centro) e no Corredor Cultural (Rua Custódio Ferreira Leite). Ao longo da semana, foram oferecidas oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros. Nestes sábado e domingo, dias 16 e 17, ainda acontecem atendimentos de saúde e de atividades socioculturais e recreativas para adultos e crianças. A programação completa para o final de semana poderá ser conferida no site www.basesrio.com.br. Entre os serviços oferecidos, haverá emissão de primeira via da carteira de identidade, em parceria com o Detran RJ. 

O Sistema Fecomércio RJ
Composto por Sesc RJ, Senac RJ e Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Fecomércio RJ busca orientar, resguardar, coordenar e representar os interesses dos setores e segmentos ligados ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Oferece, por meio do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, uma plataforma com subsídios ao incremento da competitividade e da inovação empresarial, a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade vivenciada e narrada por empresários que fazem do comércio de bens, serviços e turismo protagonista da economia fluminense.
Sesc RJ
Com o objetivo de promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, da sua família e da sociedade em geral, o Sesc RJ oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e assistência.
Possui 21 unidades de serviço, sendo 4 também hoteleiras (Copacabana; Nogueira, em Petrópolis; Nova Friburgo e Teresópolis) em 12 municípios do estado, além de unidades itinerantes (BiblioSesc, OdontoSesc e CineSesc).

Senac RJ
Por meio da capacitação profissional orientada para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro, o Senac RJ transforma vidas, criando elos entre pessoas e oportunidades.
Com 39 unidades no estado, possui foco na inovação e no “aprender fazendo”, sendo referência na oferta de cursos profissionalizantes, sempre desenvolvidos de acordo com as novas tendências e demandas do mercado. Nos últimos anos, atingiu a marca de 70% de empregabilidade
O Sistema Fecomércio RJ contribui para o desenvolvimento social, político e econômico do estado, transformando não só o setor que representa, mas também os indivíduos e a sociedade.

Serviços:

Ação Base S

Odontologia (até 17/07)
Colégio Estadual Barão de Aiuruoca
Rua Professor Pedro Vaz, 8, Centro, Barra Mansa

Evento (16 e 17/07)
Corredor Cultural
Rua Custódio Ferreira Leite