Advertisement

Volta Redonda ocupa o 7º lugar no Ranking do Ideb dos anos iniciais

A rede municipal de ensino de Volta Redonda obteve a sétima melhor nota (5,9) no ranking geral do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, divulgado, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e a primeira do ranking na região Sul Fluminense.
        De acordo com a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, a escola municipal Professora Antonietta Motta Bastos (Conforto), que tem 515 alunos, alcançou a sexta colocação e obteve a nota 7,7. Já a Escola Municipal Professor Luiz Cantanhede (Brasilândia), com 257 alunos, está em 9º lugar do ranking com a nota de 7,3. As duas escolas superaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para 2015, que eram de 6,8 e 5,8, respectivamente.
        “Esse resultado é graças ao empenho, dedicação e compromisso de toda equipe que elaborou um projeto pedagógico que atendeu as necessidades os alunos. É preciso lembrar que cada escola tem sua realidade. Vale destacar também que a participação do conselho comunitário escolar e dos pais foi de extrema importância para esse resultado”, disse a secretária.
        O índice divulgado pelo Inep se baseia em critérios como escolaridade de professores e taxa de atendimento na educação infantil, entre outros indicadores, com o objetivo de aferir a qualidade educacional. A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) para 2015 foi alcançada por 74,7% das redes municipais. O resultado demonstra o esforço dos municípios, que respondem por 82,5% das matrículas nesse nível de ensino na rede pública.
        O índice nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem evoluindo progressivamente desde que o Ideb começou a ser calculado, em 2005, permitindo o monitoramento das escolas e das redes de ensino. O Ideb no Brasil passou de 3,8, em 2005; para 5,5, em 2015, superando as metas estipuladas.
        COMO É CALCULADO O IDEB - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).
        O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa de aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente.
        O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.