Advertisement

Comércio de Barra Mansa funcionará em horário estendido neste sábado



Com o objetivo de estimular as vendas no comércio de Barra Mansa para o Dia das Crianças, o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista), em parceria com a CDL e a Aciap, realiza neste sábado, dia 08 de outubro, mais uma edição da campanha de funcionamento do comércio em horário estendido. O horário sugerido nos dias das campanhas é até as 18h e a iniciativa tem contado com a adesão de muitos comerciantes a cada edição. “Sempre participamos das campanhas, elas ajudam muito na melhora do movimento e com certeza estaremos abertos no dia 08 de outubro, inclusive funcionaremos no dia 12 de outubro, que também é um bom dia de venda para nós que somos exclusivamente do segmento infantil”, informou a comerciante Paula Dias, proprietária de uma loja de produtos infantis.

De acordo com o presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Alberto dos Santos Pinto, esse horário estendido visa facilitar a vida de quem só tem o sábado à tarde pra fazer suas compras. “Se não abrirmos nosso comércio no período da tarde, acabamos perdendo esses consumidores para os outros municípios que contam com shoppings que funcionam o dia todo. Nosso objetivo é oferecer mais tempo para que os consumidores façam suas compras em Barra Mansa, movimentando assim nosso comércio”, ressaltou Alberto, acrescentando que fica a critério de cada lojista abrir o dia todo ou não. “É importante frisar que, caso opte em abrir também no período da tarde, os direitos dos comerciários devem ser preservados”, destacou Alberto.

Segundo o advogado do Sicomércio, Aloizio Perez, para exigir o trabalho durante oito horas no sábado é aconselhável promover uma compensação com a redução de horas durante a semana ou supressão de trabalho em parte de outro dia. “A Convenção Coletiva firmada entre o Sicomércio e o Sindicato dos Funcionários no Comércio do município prevê a compensação que deve, nos estabelecimentos com mais de dez empregados, constar de registro de ponto. Igual procedimento deve ser adotado se ocorrer a supressão de trabalho em determinado dia”, explicou o advogado, acrescentando que, tanto a compensação quanto a supressão, devem ocorrer na semana, ou mais tardar dentro do mês em que houver o trabalho.

O presidente do Sicomércio fez questão de frisar que, embora o Dia das Crianças movimente mais as lojas de produtos infantis, outros segmentos também podem ter as vendas aquecidas no sábado, dia 08. “A circulação de pessoas em busca de presentes para esse público estará maior, no entanto, essas pessoas vão aproveitar esse tempo que estão na rua para realizar outros tipos de compras. Por isso, os comerciantes devem estar atentos para atrair esse consumidor. Investir na decoração da vitrine, promovendo seus produtos com ofertas de preço, é uma estratégia que dá visibilidade e desperta o desejo de consumo”, ressaltou Alberto.