Advertisement

ETPC apresenta projetos técnico-científicos de alunos no dia 7 de outubro


Aberto ao público, o 28º Conheça a ETPC tem o patrocínio do Banco do Brasil e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
 
No dia 7 de outubro, a Escola Técnica Pandiá Calógeras – ETPC, escola da Fundação CSN, em Volta Redonda, abre as portas para apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio e técnico na 28ª edição do Conheça a ETPC. Sob patrocínio do Banco do Brasil, o evento gratuito e aberto a toda comunidade faz parte da agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que acontece simultaneamente em todo o país. Entre as atrações principais, estão as apresentações culturais e palestras.
 
Neste ano, o tema “Ciência alimentando o Brasil” tem como finalidade estimular propostas para melhoria na alimentação. Essa temática foi escolhida após a ONU declarar 2016 o Ano Internacional das Leguminosas (AIL). Segundo o MCTI, o objetivo da Semana Nacional é aproximar a população da ciência e da tecnologia, por meios de projetos inovadores, que estimulem a curiosidade e motivem a discussão sobre o assunto em questão.
 
Na ETPC, os projetos técnicos que serão apresentados pelos alunos dos terceiros anos no 28º Conheça a ETPC têm como eixos fundamentais a inovação e a criatividade. Os alunos montam os seus projetos em grupo, tendo como base o conteúdo aprendido em sala de aula. No total, serão 27 projetos dos cursos técnicos em Eletrônica, Eletromecânica, Mecânica, Petróleo e Gás e Informática. Haverá uma competição entre as equipes com votação presencial e nas redes sociais.
 
Para estimular a experimentação da teoria na prática, todas as turmas do Ensino Médio e técnico, inclusive primeiros e segundos anos, participam da ação, com trabalhos de temas diversificados. Entre eles: gastronomia inteligente, que propõe o aproveitamento integral dos alimentos; hidroponia, que é o cultivo de alimentos sem solo; e Projeto Pensando Limpo, que aborda a conservação da escola.
 
O 28º Conheça a ETPC conta com a participação de empresas parceiras, como a CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, De Lorenzo, SAAE – Serviços Autônomo de Água e Esgoto, ATMA e Pernod Ricard; e universidades da região. Entre os destaques dessa edição, estão as palestras com profissionais da CSN, sendo uma delas sobre “Embalagem para alimentos: aspectos tecnológicos, sanitários e ambientais”. A CSN está presente no setor de embalagem há mais de 50 anos.
 
Para o diretor da ETPC, Rogério de Paiva Lima, o Ensino Médio aliado ao curso técnico incentiva a pesquisa científica e ajuda a despertar a investigação nos estudantes. “Os projetos realizados pelos alunos na conclusão dos cursos demonstram soluções inovadoras não só para as indústrias, mas também para a sociedade, tendo como foco principal a otimização de recursos e o desenvolvimento sustentável. O Conheça a ETPC fortalece ainda o relacionamento da escola com empresas, universidades e comunidade”, acrescenta.