Advertisement

Fórum de Desenvolvimento de Barra Mansa se reúne com Rodrigo Drable


Prefeito eleito reassumiu compromisso de apoiar projetos do Fórum

A reunião do Fórum de Desenvolvimento de Barra Mansa desta segunda-feira dia 24, foi marcada pela presença do prefeito eleito, Rodrigo Drable. Durante o encontro, realizado na ACIAP BM, ele reassumiu o compromisso de apoiar projetos do Fórum e afirmou que seu governo será pautado pela transparência e participação social. Participaram da reunião dirigentes das dez entidades que compõem o Fórum, criado em agosto deste ano.

A primeira pauta do encontro foi sobre o processo de transição. Segundo Rodrigo, o prefeito Jonas Marins nomeou, como previsto em lei, uma comissão encarregada de fechar as contas relativas ao exercício de 2016 e promover a transição do cargo. “Nossa equipe está se reunindo com essa comissão e, dentro do possível, estamos nos inteirando”, relatou o prefeito eleito.

Sobre a nomeação do secretariado, Rodrigo foi pragmático. “A atual condição financeira da prefeitura não permite nomear 23 secretários. Estou avaliando indicar até oito secretários, já contabilizando as autarquias. Com relação aos comissionados, hoje a prefeitura tem cerca de 300 cargos deste tipo. Pretendo cortar inicialmente 100 cargos comissionados e, conforme a necessidade, reduzir mais esse número durante o ano”, revelou Rodrigo.

O presidente do Fórum, Arivaldo Corrêa Mattos, questionou o prefeito eleito sobre projetos ligados ao desenvolvimento econômico. “Estamos cientes da difícil situação financeira do município e sabemos que a redução de despesas é essencial, mas não podemos deixar de investir em projetos para atração de novas empresas e no fortalecimento das que já estão aqui. Assim conseguiremos aumentar as receitas municipais”, defendeu Arivaldo. O prefeito eleito contou que já esteve reunido em Brasília com diversos deputados e membros do governo federal para buscar projetos e recursos para Barra Mansa.

“Nossa cidade precisa ter um representante em Brasília para acompanhar o andamento de projetos e construir relacionamento com o governo federal. A agenda de um prefeito não permite esse monitoramento de perto. Por isso penso em ter uma pessoa de confiança na capital federal para cuidar de Barra Mansa”, afirmou Rodrigo, ressaltando que também se reuniu com o governador do estado do Rio. “No encontro, defendi a ampliação do pacote de incentivos fiscais que o estado concede hoje a apenas 25 municípios fluminenses. É preciso revisar esse pacote e incluir as demais cidades de acordo com as vocações econômicas”, argumentou.

Ao final da reunião, Rodrigo agradeceu o convite do Fórum de Desenvolvimento. “Nosso governo espera contar com o apoio das entidades na fiscalização dos recursos públicos”, disse. O presidente do Fórum garantiu que o Fórum vai ajudar na construção de uma cidade ainda melhor. “Nosso objetivo é unir a sociedade em prol de um projeto único que traga crescimento social e econômico para Barra Mansa. Estamos organizando a criação do Observatório Social e esperamos contar com o envolvimento do governo municipal nos projetos”, finalizou Arivaldo.

Fórum - O Fórum de Desenvolvimento de Barra Mansa reúne entidades empresariais, sociais e educacionais que atuam juntas no planejamento e execução de ações que ajudem a construir o futuro da cidade. Representantes da Firjan,  CDL BM, ACIAP BM, Sicomércio BM, UBM, Sindicato Rural de Barra Mansa, Sulcarj, Sociedade Médica Barramansense, OAB BM e Sindicato dos Contabilistas fazem parte do órgão.