Advertisement

Alemanha oferece bolsas para pós-graduação em humanas

O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) promove um programa de bolsas para pós-graduação na Alemanha. As bolsas são voltadas para estudantes recém-formados ou que estejam no último ano da graduação, e que desejem cursar pós em artes plásticas, música, arquitetura, design, artes cênicas, cinema ou comunicação visual.
Leia também:
» Todas as notícias sobre bolsas de estudo
» Aprenda um novo idioma facilmente
O benefício é de 750 euros mensais (por toda a duração do curso, que pode ir de 10 a 24 meses), além de cobrir gastos com viagens, saúde, e em casos especiais também pode oferecer uma contribuição para os gastos com estudos (até 500 euros), dinheiro para moradia e acomodação de familiares. Para participar não é exigida a fluência prévia no alemão, o DAAD oferece cursos para auxiliar os ganhadores da bolsa a aprenderem a língua. Os cursos duram de 2 a 6 meses e devem ser realizados antes do curso universitário.
Interessados devem fazer o registro no site do DAAD e enviar os documentos pedidos. Eles variam de acordo com o curso e a universidade, mas na maioria os documentos são cartas de recomendação, currículo, carta de motivação e comprovante de proficiência na língua (inglês ou alemão).
O processo de ingresso à universidade alemão é feito separadamente e é de responsabilidade do candidato. Não existe lista de universidades aprovadas para a bolsa, qualquer universidade alemã é aceita.
Para mais informações visite os editais de bolsa de cada curso:
Música
Artes/Design/Cinema/Comunicação Visual
Artes Cênicas (Teatro e Dança)
Arquitetura