Advertisement

Cursos gratuitos em eficiência energética

Voltadas a profissionais que atuam nas iniciativas pública e privada, capacitações acontecem em seis capitais e no DF, a partir de dezembro.

WALESKA BARBOSA
O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) oferecerá, em âmbito nacional, treinamentos sobre metodologias de apuração dos resultados de projetos de eficiência energética. Os cursos acontecem em seis capitais e no Distrito Federal, entre dezembro de 2016 e julho de 2017.
Serão oferecidas vagas para Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMVP, na sigla em inglês) e sobre o Guia de Medição e Verificação (Guia de M&V) do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A atividade acontece no âmbito do Projeto 3E, que tem como objetivo influenciar e desenvolver o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas, contribuindo para a economia de energia e redução de emissões de gases de efeito estufa.
SELEÇÃO
As capacitações são gratuitas e voltadas a profissionais dos setores público e privado. A seleção dos participantes será feita mediante análise de documentação especificada no Edital.
Serão quatro treinamentos para o CMPV e oito para o Guia de M&V da Aneel. Os participantes serão responsáveis pelos custos de logística (deslocamentos, hospedagens e refeições). Inscrição, instrutores, material didático e taxas relativas ao exame de certificação são gratuitos.

TREINAMENTO
O treinamento para Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação utiliza material didático da EVO (Organização sem fins lucrativos, que gerencia o Protocolo Internacional de Medição e Verificação) terá 24 horas. São até 15 vagas, com pré-requisito para realização do exame de certificação de 4 horas, também incluído na programação.
O treinamento sobre o Guia de M&V terá 24 horas e abordará os trâmites e regras de M&V necessários para a elaboração de projetos para as chamadas públicas do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel. Esse guia contém procedimentos detalhados e específicos para apuração dos resultados das ações de eficiência energética do PEE da Aneel.

Clique aqui para inscrições


Cronograma (Datas e Cidades)*

CMVP
São Paulo/SP – 6 a 9 de dezembro/2016
Brasília/DF – 7 a 10 de fevereiro/2017
Recife/PE – 21 a 24 de março/2017
Porto Alegre/RS – 17 a 20 de abril/2017

Guia de M&V
São Paulo/SP – 13 a 15 de dezembro/2016
Brasília/DF – 24 a 26 de janeiro/2017
Recife/PE – 7 a 9 de março/2017
Porto Alegre/RS – 4 a 6 de abril/2017
Rio de Janeiro/RJ – 9 a 11 de maio/2017
Florianópolis/SC – 6 a 8 de junho/2017
Salvador/BA – 27 a 29 de junho/2017
Florianópolis/SC – 18 a 20 de julho/2017

* Sujeitos à alteração