Advertisement

Rodrigo Drable anuncia Sérgio Gomes como Secretário de Saúde

O prefeito eleito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB), revelou o primeiro nome do seu secretariado: o futuro secretário municipal de Saúde é o médico Sérgio Gomes. Acompanhado pelo futuro secretário e por integrantes de sua equipe de transição, Rodrigo vistoriou na última segunda-feira (07) as unidades de saúde da Região Leste.
O prefeito eleito ficou impressionado com o que encontrou e o descaso do atual governo, que, segundo ele, colocou a saúde de Barra Mansa na UTI.
— Isso é covardia com uma população que já tanto sofre — denunciou Rodrigo, que também é vereador e estava exercendo sua função de fiscalizar o poder público.
A visita começou pela Policlínica do 9 de Abril, onde Rodrigo apresentou-se e pediu autorização para a responsável pelo posto para conhecer as instalações e pode constatar através de funcionários da unidade, uma série de falhas na gestão.
A situação era parecida na Unidade de Saúde da Família (USF) do Boa Vista II, no PFS do Paraíso de Cima e no PSF Santa Terezinha no Paraíso de Baixo.
O prefeito eleito Rodrigo Drable fez questão de parabenizar cada um dos funcionários das unidades visitadas. “Parabéns por vocês atenderem a população nestas condições lastimáveis”, ressaltou.
Falta de remédios
Nas quatro unidades de saúde havia falta de medicamentos. Segundo os funcionários, desde 2015 que os medicamentos não são encaminhados com regularidade a unidade, nem mesmo os medicamentos da cesta básica da saúde.
Rodrigo constatou ainda que o veneno para controle de vetores (ratos) estava armazenado na sala dos agentes de saúde.
— A sala onde armazenam o veneno é a mesma sala onde ficam os equipamentos individuais, onde ficam os documentos, onde os funcionários se encontram e, pior, o veneno estava numa prateleira ao lado da geladeira da equipe — afirmou Rodrigo.
Falta de fiscalização
Uma das constatações que mais impressionou a equipe técnica que visitou as unidades de saúde da Região Leste foi a falta de fiscalização da Vigilância Sanitária. Segundo Sérgio Gomes, a situação só não se agravou, devido a dedicação dos funcionários de cada uma das unidades. “É uma falta de respeito com o cidadão e com os funcionários, que ficam expostos a possíveis contaminações. Sem falar no mofo e nas infiltrações”, disse.
Nota da prefeitura
Em nota oficial, a prefeitura de Barra Mansa afirmou que os postos de saúde do município estão abastecidos. Um carregamento de remédios e insumos foi entregue na segunda quinzena de outubro e uma nova remessa nesta segunda-feira.
— As unidades ficaram por um tempo sem os medicamentos, por problemas nos processos licitatórios. Mas tudo foi solucionado e o atendimento à população de Barra Mansa está garantido — disse a secretária de Saúde, Cláudia Xavier.
Segundo a secretária, os medicamentos foram entregues na Farmácia Municipal, para estudar a logística de distribuição. Entre os medicamentos que foram entregues e estão disponíveis para a população estão: Dimeticona; Nistatina; Omeprazol; Propranolol; Acebrofilina, entre outros, além de uma grande quantidade de fitas de glicemia, que suprirá a demanda dos próximos seis meses. Cláudia explicou ainda que a secretaria de Saúde está repassando nesta terça-feira, dia 08, R$ 100 mil à empresa responsável pelos atendimentos Home Care – atendimentos domiciliares. Outros processos deste tipo de atendimento estão em tramitação na prefeitura de Barra Mansa e, assim que concluídos, os valores serão repassados à empresa. Segundo a secretária, a expectativa é que o problema seja solucionado o mais rápido possível.http://diariodovale.com.br/politica/rodrigo-drable-anuncia-sergio-gomes-como-secretario-de-saude/