Advertisement

Vereadores eleitos participam de reunião do CODEC BM


O auditório da ACIAP BM foi palco na noite desta quarta-feira, dia 16, de uma reunião organizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (CODEC BM) com os vereadores eleitos. Os objetivos foram apresentar aos novos legisladores as premissas do Conselho e o funcionamento do Observatório Social e também solicitar apoio para a implementação dos projetos na cidade a partir do próximo ano. Onze dos 19 vereadores eleitos para a legislatura 2017/2020 compareceram ao encontro, que também reuniu representantes das dez entidades que fazem parte do CODEC BM.
Em sua apresentação inicial, o presidente do Conselho, Arivaldo Corrêa Mattos, explicou aos vereadores eleitos que as atribuições do CODEC BM serão exercidas em parceria com entidades da sociedade civil e poder  público. O modelo de conselho de Barra Mansa está sendo inspirado no que existe em Maringá (PR) desde 1996.
“A estrutura vai contar com um plenário, formado pelas entidades organizadas e prefeitura, e câmaras técnicas setoriais que tratarão de assuntos ligados ao desenvolvimento de Barra Mansa. O CODEC BM terá como características a participação voluntária, visão de futuro e planejamento, suporte técnico profissional, representatividade política apartidária, foco no desenvolvimento econômico e representatividade da sociedade organizada”, destacou Arivaldo.
Ainda segundo o presidente, o CODEC BM vai propor e colaborar para execução de uma política municipal de desenvolvimento econômico. “Para isso, uma das principais atribuições do órgão será identificar problemas e buscar soluções para a geração de emprego, fortalecimento da economia e atração de investimentos”, argumentou Arivaldo, completando: “Governos passam e a cidade fica. Por isso, é importante o envolvimento de toda a sociedade no exercício de pensarmos agora o que queremos para Barra Mansa a médio e longo prazo. Para o CODEC BM sair do papel também precisamos contar com apoio dos vereadores e espero que consigamos isso”, disse.
O vice-presidente do Sindicato Rural de Barra Mansa, Adilson Rezende, fez a apresentação sobre o Observatório Social. “É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública”, explicou Adilson, destacando que atualmente existem mais de 100 Observatórios Sociais espalhados pelo Brasil. “Todos usam metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos”, ressaltou.
Os vereadores eleitos tiveram a oportunidade de manifestar se apoiam ou não a criação do CODEC BM e do Observatório Social. Todos os vereadores presentes até o final do encontro se manifestaram favoráveis aos projetos. “Nossa solicitação é que o CODEC BM inclua a Câmara Municipal na formação da plenária, pois assim os vereadores poderão contribuir de forma mais efetiva para os projetos”, solicitou Jaime Alves. Eles também garantiram que vão apoiar a instalação do Polo Tecnológico do Sul Fluminense na cidade. “Tenho certeza que a economia de Barra Mansa vai se reerguer e nosso município vai se tornar um centro de inovação e tecnologia reconhecido em todo o país”, comentou Marcell Castro.
O presidente do Conselho aceitou a sugestão dos vereadores eleitos de incluir a Câmara na plenária do CODEC BM e finalizou agradecendo a participação dos convidados. “Nosso objetivo é colaborar para transformar Barra Mansa em um lugar ainda melhor para se viver. Agradecemos a disponibilidade de todos e esperamos contar com o trabalho de vocês para escrevermos uma nova história para nossa cidade”, finalizou Arivaldo.