Advertisement

6 motivos para ir a Bienal da UNE

1- Conhecer a vanguarda do que está sendo produzido em Literatura, Artes Cênicas, Audiovisual, Artes Visuais, Música, Projetos de Extensão e Ciência & Tecnologia nas universidades do Brasil;
A Bienal da UNE é a maior mostra estudantil da América Latina. Esta décima edição traz o tema “Feira da Reinvenção”, inspirado no potencial criativo do povo brasileiro e na possibilidade de reinvenção de linguagens, estéticas, formas de luta e de arte a partir da imagem das feiras populares. A partir deste tema trabalhos estudantis de todas as regiões do país nas distintas linguagens citadas vão mostrar mostrar toda a criatividade, ousadia e sensibilidade da nossa produção universitária.11

Apresentação de teatro na 9ª Bienal da UNE, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro
 2- Trocar ideias, poesia e amor com estudantes e artistas de todo o país;
São esperados mais de 10 mil estudantes brasileiros de universidades de todo o Brasil que expõe, apresentam-se ou participam ativamente de atividades autogestionadas, encontros, debates e seminários, oficinas, encontros de redes estudantis, espetáculos e práticas esportivas. Na Mostra Convidada participam ainda diversos artistas de renome das mais diversas áreas.

8
Oficina na 8ª Bienal da UNE, em Recife e Olinda
3- Ficar inteirado do panorama político brasileiro de uma forma crítica e se engajar na luta;
Por meio dos debates, discussões com convidados de todas as áreas, políticos, professores, artistas e intelectuais, a Bienal quer reinventar as formas de luta neste momento de crise política e ataque à democracia, bem como aos direitos dos jovens e dos trabalhadores.

3
Debate na 9ª Bienal da UNE, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro
4- Viver uma experiência incrível de imersão cultural sobre a formação do povo brasileiro;
Desde sua primeira edição a Bienal se debruça sobre as raízes do povo brasileiro, suas origens, pluralidade e riqueza. Como, por exemplo, o a herança africana na cultura do país, os vínculos do Brasil com a América Latina, a cultura popular e por aí vai. A bienal é itinerante e pela primeira vez desembarca no Ceará. A programação é intensa. São apresentações simultâneas de trabalhos selecionados nas diversas linquagens, espetáculos artísticos, peças, shows, instalações, mostras de audiovisual e artes visuais, entre outros. Além disso, durante o evento dezenas de intervenções e apresentações independentes são incorporadas a programação oficial. São 5 dias inesquecíveis de lirismo e magia.
5
Atividade das Mostras na 8ª Bienal da UNE, em Recife e Olinda
5- Mostrar sua arte para o Ceará e para o Brasil;
A Bienal da UNE tem uma abrangência nacional e é notícia em todos os principais jornais dos Estados brasileiros. Ela já foi tema do Globo Universidade em 2013 com um programa especial sobre o evento, capas dos cadernos de cultura e durante sua edição tem uma cobertura maciça por sites, revistas e blogues culturais.
10
Estudantes se apresentam na 8ª Bienal da UNE, em Recife e Olinda
6- Conhecer e viver durante 6 dias um dos maiores complexos culturais do Brasil, o Dragão do Mar.
O Centro Dragão do Mar De Arte e Cultura é um ponto turístico da capital equipado com museus, cinemas, teatros, café, biblioteca e uma grande praça verde. Inaugurado em 1999, na antiga área portuária da mítica Praia de Iracema. A construção reinventou a região, que hoje é um ponto de efervescência cultural e boêmio com bares, restaurantes, lojas de artesanato, teatros e outros centros de cultura em seu entorno.
9
http://www.une.org.br/noticias/6-motivos-para-ir-a-bienal-da-une/