Advertisement

Câmara entrega, em sessão solene, Prêmio Brasil Mais Inclusão

A Câmara realizou sessão solene nesta quarta-feira (7) para a entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão a empresas públicas ou privadas, entes federados, entidades ou personalidades que se destacaram por iniciativas voltadas para inclusão de pessoas com deficiência.
Segundo o presidente Rodrigo Maia, ao entregar o prêmio, a Câmara reitera seu compromisso com a cidadania para todos os brasileiros, sem exceção.
O 2º secretário da Mesa Diretora, deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), responsável pela condecoração, disse que a iniciativa traz a pauta das pessoas com deficiência para o Legislativo.
“Cabe ao poder público transformar as boas iniciativas em políticas efetivas que respeitam as diferenças”, afirmou Bornier.
Os dez premiados neste ano foram:
- Anglo American Minério Ferro Brasil S/A, de Belo Horizonte (MG);
- Associação Serrana dos Deficientes Físicos, de Lages (SC);
- Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte, de Natal (RN);
- Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) – Centro de Reabilitação Hebe Camargo, de Campina Grande (PB);
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Colinas, de Colinas do Tocantins (TO);
- Instituto São Rafael, de Belo Horizonte (MG);
- Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência, de São Paulo (SP);
- o ciclista sem mãos Daniel Dias Auer, de Ponta Grossa (PR);
- o surdocego Alex Garcia, de Porto Alegre (RS); e
- a atleta paralímpica Aline Rocha, de São Caetano do Sul (SP).
Também participou da solenidade o mesatenista paralímpico Guilherme Marcião, medalha de bronze nos jogos do Rio neste ano. Ele deu um testemunho de sua conquista.
Avanços e desafios
Durante o evento, os deputados lembraram os avanços obtidos pelo Brasil na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Em mensagem enviada à sessão, o presidente Rodrigo Maia mencionou entre as conquistas a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/15), também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência, que tramitou pela Câmara.
Apesar de considerar que a nova lei posicionou o Brasil na vanguarda internacional, Maia disse que a tarefa dos parlamentares continua em observar as necessidades de aperfeiçoamento da norma.
Pai de uma filha de 37 anos com deficiência, o 1º vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), afirmou que os maiores desafios não são as barreiras físicas, mas as humanas, da relação entre as pessoas.