Advertisement

Estudantes da UFC bloqueiam avenida com cadeiras em protesto contra a PEC 55


Alunos se reuniram às 4h na Av. da Universidade. Protesto reuniu cerca de 200 alunos de diversos cursos da UFC

Por Matheus Ribeiro em Educação

13 de dezembro de 2016 às 08:31

Há 2 horas
Alunos colocaram cadeiras e bloquearam o trânsito nesta manhã em Fortaleza (FOTO: Reprodução vídeo)
Alunos colocaram cadeiras e bloquearam o trânsito nesta manhã em Fortaleza (FOTO: Reprodução vídeo)
O cruzamento da Avenida da Universidade com a 13 de Maio, em Fortaleza, amanheceu diferente nesta terça-feira (13). Desde as 4h até as 7h30, cerca de 200 estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) bloquearam o trânsito em protesto contra a PEC 55, Proposta de Emenda à Constituição que estabelece limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
Em entrevista ao Tribuna do Ceará, o representante do comando de greve da UFC, Daniel Macedo, relatou que o ato realizado pelos estudantes faz parte de uma série de manifestações contra a votação em 2º turno da proposta no Senado Federal.
“Desbloqueamos o trecho da avenida às 7h30 da manhã. Ela estava bloqueada para acesso de carros. Entendemos que Fortaleza precisa estar nas ruas nesta terça-feira. Hoje, será votado no Senado a PEC 55 e nós somos contra essa proposta. Estamos protestando porque acreditamos que isso seja um retrocesso ao país”, declarou Daniel.
Estudantes começaram a se reunir às 4h da manha (FOTO: Divulgação)
Conforme o estudante, aluno do curso de Comunicação Social, outros protestos devem ser realizados hoje na capital cearense.
“Às 14 horas será realizada uma concentração na praça da Gentilândia, no Benfica. Em seguida, vamos percorrer as ruas do bairro para protesto. Atualmente, são 32 cursos da UFC ocupados, e vamos conseguir mais. Quando a gente olha pro Ceará, temos ocupações em diversas instituições de ensino no interior do estado. Então, este é um movimento que está ganhando força e voz na sociedade”, pregou o aluno.
Votação PEC
A partir das 10h desta terça-feira (13), o Senado deve concluir a votação da PEC do Teto de Gastos (PEC 55/2016). A proposta de emenda à Constituição tem o objetivo de limitar o aumento dos gastos públicos à variação da inflação pelos próximos 20 anos.
O texto foi aprovado em primeiro turno em 29 de novembro, por 61 votos a 14. Caso seja aprovada em segundo turno, deverá ser promulgada na próxima quinta-feira (15).http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/educacao/estudantes-da-ufc-bloqueiam-avenida-com-cadeiras-em-protesto-contra-a-pec-55/?cmpid=fb-uolnot