Advertisement

Defesa Civil programa “Plano de Verão”



Ações preventivas e emergenciais serão tomadas para atender à população na época das chuvas

Barra Mansa

A Defesa Civil de Barra Mansa está se programando para executar o “Plano de Verão” a partir da próxima semana. O objetivo do plano é orientar e prevenir a população dos riscos da chuva, além de atender e dar o apoio necessário em casos de enchentes, desabamentos ou alagamentos, comuns nessa época do ano.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Denilson Câmara, o plano possui algumas medidas para atendimento à população em casos emergenciais e também ações preventivas, como corte e retiradas de árvores que apresentem risco de queda em vias públicas. “Temos que planejar a compra de materiais, equipamentos e suprimentos para a população afetada. Ter escolas à disposição, a fim de servirem de abrigos provisórios e agir preventivamente, analisando o que pode trazer risco em caso de chuvas fortes”.
Denilson disse ainda que a Defesa Civil está programando para a próxima semana a panfletagem nas ruas de folhetos informativos com alerta de verão para a população. “Nessa época é muito comum alagamentos, deslizamentos de terra, rios transbordarem. Por isso é necessário orientar sobre como proceder nesses casos e, principalmente, o que fazer para evitar problemas maiores”, afirmou.

ALERTAS DE VERÃO:

- Não desafie a natureza. Ao primeiro sinal de perigo, saia de casa e procure um loca seguro.
- Não construa em encostas sem orientação técnica.
- Afaste sua construção de barrancos. Isole as áreas livres entre a construção e o barranco.
- Proteja os barrancos contra a ação das águas, construindo canaletas que direcionem as águas para locais em que não causem problemas.
- Mantenha as canaletas de proteção nos barrancos sempre limpas.
- Não construa perto de rios e córregos.
- Não retire terra de encosta com declividade acentuada.
- Não jogue lixo, entulho ou terra nas encostas, nas margens dos rios, córregos, em bueiros ou ralos.
- Ajude a si mesmo e aos vizinhos. A solidariedade humana é essencial em situações emergenciais