Advertisement

Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico;Prefeitos discutem implantação da Central Regional de Compras




Proposta defendida pelo prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB), tem como objetivo reduzir custos das compras públicas



Prefeitos de 12 cidades da região se reuniram nesta quinta-feira, dia 5, no gabinete do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PV), para a segunda reunião do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico. Durante o encontro, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB) sugeriu, entre outras propostas, a criação da Central Regional de Compras. A ideia tem como objetivo reduzir custos das compras públicas e unificando e dando mais transparência as ações.
Durante o evento algumas ideias foram debatidas entre elas: desenvolvimento regional, alíquotas de impostos, incentivos fiscais, geração de empregos, mobilidade urbana e “guerra” fiscal.
Rodrigo Drable explicou que, se as compras forem feitas em formato de consórcio, haverá uma redução significativa nos custos dos insumos. Drable também pretende disponibilizar os serviços da usina de asfalto de Barra Mansa para outras cidades interessadas. “Fiz algumas sugestões como a criação de uma Central Regional de Compras, para que tenhamos mais volume e melhores preços nas aquisições de insumos para termos preços registrados. Assim, será mais fácil enfrentarmos a crise, juntos”, afirmou Rodrigo Drable.
Para o prefeito de Piraí, Luiz Antônio, o desenvolvimento econômico é o grande gargalo da região. “As pessoas confundem até renúncia fiscal com incentivo fiscal. Isso é um grande problema. O incentivo agora é por empresa e por sua necessidade como incentivo para matéria prima, para importação, ICMS. Temos várias empresas aguardando incentivos para se instalarem na capital e no interior do Estado. Em cada cidade da região um pedido de avaliação na Codim”, disse Luiz Antônio.
Na próxima sexta-feira, dia 13, os prefeitos terão outro encontro, desta vez em Piraí, às 10 horas. Estiveram presentes: Samuca Silva (Volta Redonda), Rodrigo Drable (Barra Mansa), Ailton Marques (vice-prefeito de Porto Real), chefe de gabinete (Vassouras), José Osmar (Rio Claro), Bruno de Souza (Quatis), Luiz Antônio (Piraí), Eduardo Guedes (Itatiaia), Fernando Graça (Valença), Ednardo Barbosa (Pinheiral), Geraldo da Cunha (vice-prefeito de Resende).