Os smartphones se consolidaram com principal meio de acesso a
internet no Brasil, de acordo com estudo realizado pela Federação do
Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o
instituto de pesquisas Ipsos, e divulgado ontem. O relatório aponta que 7
em cada 10 brasileiros são usuários de internet e, do total, 69%
declararam que seu telefone celular é o principal dispositivo para
navegar.
“Cada vez mais os brasileiros têm à disposição aparelhos
celulares com mais funcionalidades”, disse Glória Amorim, diretora de
políticas e estratégia da Fecomércio-RJ, em entrevista ao Estado.
“A preocupação das pessoas com a mobilidade levou a uma inversão da
participação do computador e do smartphone como principal meio de acesso
à internet no Brasil nos últimos dois anos.”
O resultado reflete um avanço significativo em relação ao
estudo divulgado no início de 2016. Na época, os usuários móveis eram
58% do total de internautas no Brasil. No ano anterior, eles
representavam apenas 14% do total.
A pesquisa, que ouviu 1,2 mil pessoas em São Paulo, Rio de
Janeiro, Brasília e outras 69 cidades de todas as regiões do País, foi
realizada em setembro do ano passado, mas seus resultados só foram
divulgados agora. Segundo a Fecomércio-RJ/Ipsos, a amostra considerada
na pesquisa segue os padrões do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).
Em todo o Brasil, o uso de internet é intenso, mas, segundo o
estudo, a região com maior número de internautas é o Sul, com 82% dos
usuários. A região Sudeste – que em outros estudos semelhantes sempre
apareceu à frente – ficou em segundo lugar, com 70% do total, seguida
por Norte (69%), Centro-Oeste (59%) e Nordeste (51%).
Atividade. As redes sociais, entre elas o
Facebook, lideram entre as atividades preferidas dos usuários na web.
Mais de 90% dos entrevistaram listaram os sites de relacionamento como
sua principal finalidade no uso da rede. As ferramentas de busca, como o
Google, foram mencionadas por 45% dos entrevistados, além de serviços
de e-mails (30%), ouvir ou baixar músicas (25%) e ver ou baixar filmes
(23%). No total, 16% afirmaram que leem jornais ou revistas por meio da
web.
Uma informação que chama a atenção é o crescimento do número
de pessoas que fazem compras online. No relatório, as entidades revelam
que 14% dos que navegam na internet costumam comprar produtos ou
serviços. Isso representa um avanço de 6 pontos porcentuais em relação à
pesquisa divulgada no ano passado.
Hábitos. Em sua maioria, os brasileiros
costumam acessar a internet pelo menos uma vez por dia. Apenas 12%
relataram navegar na web apenas uma vez por semana e só 1%, uma vez ao
mês. Quase metade dos entrevistados pela Fecomércio-RJ/Ipsos costumam
passar mais de duas horas conectados. Apenas 13% costumam acessar sites
por tempo igual ou inferior a 30 minutos. “A pesquisa mostra que a
internet é um dos principais meios de comunicação”, diz Glória, da
Fecomércio-RJ. “Com pessoas passando tanto tempo na web, há uma
oportunidade para empresas nas de comércio e serviços.” http://link.estadao.com.br/noticias/cultura-digital,maioria-usa-celular-para-acessar-a-web-no-brasil,70001633554