Advertisement

Prefeitura de Barra Mansa troca Sistema de Gestão Tributária e Nota Fiscal Eletrônica de Serviço



Sistema ficará inoperante entre os dias 27 e 30 de janeiro para troca e manutenção

O Sistema de Gestão Tributária e de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço da Prefeitura de Barra Mansa ficará paralisado do dia 27 até o dia 30 de janeiro, para substituição da empresa responsável pelo sistema.Com a medida, todos os contribuintes que utilizam o serviço não conseguirão utilizar o site durante esses dias.

Segundo o coordenador da secretária de Fazenda, Leonardo Salazar, a parada será realizada para atualização do banco de dados. “Essa paralisação é necessária para que seja feita toda a transição das informações do sistema antigo para o novo, que terá no dia 31 o início de sua operação”.Salazar disse ainda que os contribuintes poderão usar o RPS (Recibo Provisório de Serviço) e posteriormente, desde que obedeça ao prazo regulamentar de cinco dias na virada do mês. Só assim poderão transformar o RPS em Nota Fiscal Eletrônica de Serviço.

O coordenador também destacou a importância do ISS para os cofres públicos. “Este Imposto Sobre Serviço representa para o município uma arrecadação mensal de aproximadamente de R$ 2,5 milhões, ou seja, é a maior receita própria de Barra Mansa. Atualmente aproximadamente quatro mil contribuintes são emissores da Nota Fiscal Eletrônica, que é obrigatória no município desde janeiro de 2014”.

O secretário de Fazenda Éverton Rezende ratificou a importância destes tributos. “Neste sistema estão todos os impostos municipais, como ISS, IPTU, Dívida Ativa, ITBI e taxas em geral. É importante termos um bom sistema porque a receita própria está vinculada a este programa”, revelou. Éverton tranquilizou os contribuintes garantido que não haverá alteração drástica.
- O que houve foi à troca da empresa, com o menor preço e a mesma funcionalidade. Claro que terão alguns ajustes, mas nada de muito complicado. A mesma funcionalidade que existia no sistema antigo terá neste novo – disse.

Treinamento para contribuintes e contadores

No dia 25 de janeiro, das 9h às 17h, haverá um treinamento para empresários, contadores e contribuintes para apresentação do funcionamento do novo sistema. O evento acontece no Sest/Senat, que fica situado na Rua João Brabo, Nº 01, Barbará. Para Éverton, o curso é para facilitar o acesso ao programa. “Os contribuintes poderão se inteirar sobre o novo sistema e melhorar o manuseio”, concluiu.

Os interessados em participar do curso deverão entrar em contato através do e-mail fiscal.fazendaria@barramansa.rj.gov.br ou pelo telefone (24) 2106-3412.