Sistema ficará inoperante entre os dias 27 e 30 de janeiro para troca e
manutenção
O Sistema de Gestão Tributária e
de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço da Prefeitura de Barra Mansa ficará
paralisado do dia 27 até o dia 30 de janeiro, para substituição da empresa
responsável pelo sistema.Com a medida, todos os contribuintes que utilizam o
serviço não conseguirão utilizar o site durante esses dias.
Segundo o coordenador da
secretária de Fazenda, Leonardo Salazar, a parada será realizada para
atualização do banco de dados. “Essa paralisação é necessária para que seja
feita toda a transição das informações do sistema antigo para o novo, que terá
no dia 31 o início de sua operação”.Salazar disse ainda que os contribuintes
poderão usar o RPS (Recibo Provisório de Serviço) e posteriormente, desde que obedeça
ao prazo regulamentar de cinco dias na virada do mês. Só assim poderão
transformar o RPS em Nota Fiscal Eletrônica de Serviço.
O coordenador também destacou a
importância do ISS para os cofres públicos. “Este Imposto Sobre Serviço
representa para o município uma arrecadação mensal de aproximadamente de R$ 2,5
milhões, ou seja, é a maior receita própria de Barra Mansa. Atualmente
aproximadamente quatro mil contribuintes são emissores da Nota Fiscal
Eletrônica, que é obrigatória no município desde janeiro de 2014”.
O secretário de Fazenda Éverton
Rezende ratificou a importância destes tributos. “Neste sistema estão todos os
impostos municipais, como ISS, IPTU, Dívida Ativa, ITBI e taxas em geral. É
importante termos um bom sistema porque a receita própria está vinculada a este
programa”, revelou. Éverton tranquilizou os contribuintes garantido que não
haverá alteração drástica.
- O que houve foi à troca da
empresa, com o menor preço e a mesma funcionalidade. Claro que terão alguns
ajustes, mas nada de muito complicado. A mesma funcionalidade que existia no
sistema antigo terá neste novo – disse.
Treinamento para contribuintes e contadores
No dia 25 de janeiro, das 9h às
17h, haverá um treinamento para empresários, contadores e contribuintes para
apresentação do funcionamento do novo sistema. O evento acontece no Sest/Senat,
que fica situado na Rua João Brabo, Nº 01, Barbará. Para Éverton, o curso é
para facilitar o acesso ao programa. “Os contribuintes poderão se inteirar
sobre o novo sistema e melhorar o manuseio”, concluiu.
Os interessados em participar do
curso deverão entrar em contato através do e-mail fiscal.fazendaria@barramansa.rj.gov.br
ou pelo telefone (24) 2106-3412.